A Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Defesa Civil, participou ativamente da formação promovida pela Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), realizada entre os dias 7 e 11 de julho, no município de Autazes. A iniciativa faz parte do Programa em Gestão do Patrimônio Florestal do Amazonas, com foco nos cursos de ‘Planejamento Territorial e uso Sustentável do Solo’ e ‘Transparência e Prestação de Contas’.
Durante os cinco dias de capacitação, foram discutidos temas essenciais como instrumentos legais de zoneamento, códigos ambientais, uso da geointeligência para monitoramento territorial, políticas públicas ambientais e o papel das prefeituras na prevenção de crimes ambientais e desastres climáticos.
Representando Itacoatiara, o secretário municipal de Meio Ambiente, Leonardo Rocha, destacou a importância da participação do segundo maior município do Amazonas, e as novas experiências aprendidas:
“Durante os dias de formações foram apresentadas várias atividades voltadas tanto para o Meio Ambiente, quanto para a Defesa Civil, com atenção especial para a questão de prestação de contas, além do combate e prevenção de desastres ambientais e climáticos. Foi um momento de atualização técnica, aprendizado para a capacitação da equipe e também de troca de experiências com outros municípios. Essa formação reforça nosso compromisso com a transparência, o uso responsável dos recursos públicos e o enfrentamento às mudanças climáticas que tanto impactam nossa cidade”, afirma.
Segundo o titular da pasta, as ferramentas e metodologias apresentadas durante o curso — como aplicativos de georreferenciamento e análise de dados — serão fundamentais na elaboração de planos de contingência para enfrentar situações como secas extremas e queimadas, cada vez mais recorrentes na região.
A escolha de Autazes como sede do curso ocorreu por conta da posição geográfica estratégica do município e aos desafios ambientais semelhantes aos de outras cidades do Amazonas, como Manicoré e Manaus, onde também ocorreram edições da formação.
O coordenador municipal da Defesa Civil de Itacoatiara, Hekney de Souza, também participou das atividades e ressaltou a relevância do conteúdo abordado:
“Aprendemos muito sobre prestação de contas e novas tecnologias para aperfeiçoar nosso trabalho. Levamos nossas demandas locais e tivemos a oportunidade de sugerir que o curso seja realizado também em Itacoatiara, como forma de ampliar ainda mais o alcance desse conhecimento”, acrescenta.
Através do envolvimento na formação promovida pelo TCE-AM, a Prefeitura de Itacoatiara reafirma seu compromisso com a capacitação contínua dos servidores e com a adoção de políticas públicas sustentáveis e transparentes, que contribuam para a proteção ambiental e o bem-estar da população e representa mais um passo na construção de uma gestão pública moderna, eficiente e comprometida com o futuro da cidade.