23.9 C
Itacoatiara
terça-feira, julho 1, 2025
InícioFestival de ParintinsFestival de Parintins 2025: Caprichoso leva título de Campeão Sustentável 2025 com...

Festival de Parintins 2025: Caprichoso leva título de Campeão Sustentável 2025 com 706,9kg quilos de resíduos reciclados

O boi Caprichoso consagrou-se, pelo quarto ano consecutivo, o Campeão Sustentável do Festival de Parintins 2025. A galera azulada conseguiu destinar 706,94 kg, conquistando o prêmio de R$ 20 mil para o boi e R$ 10 mil para a torcida organizada Raça Azul. O boi Garantido conseguiu destinar 680,42 kg.

A competição é parte do projeto “Recicla, Galera”, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Sebrae e o Sistema Coca-Cola Brasil. Seguindo os moldes de 2024, o duelo ocorreu durante toda a semana do Festival, com a suporte tecnológico de máquinas coletoras de resíduos recicláveis.

“Desde o início, quando criamos a disputa de reciclagem entre as galeras, reforçamos que a verdadeira vencedora é a nossa natureza. Mais uma vez, Caprichoso e Garantido mostram que a rivalidade pode – e deve – caminhar junto com a responsabilidade ambiental. É bonito ver o compromisso das torcidas indo além da arena, ajudando a construir um Festival de Parintins cada vez mais consciente e sustentável”, declarou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

A disputa de reciclagem entre os bois contabilizou um total de 1.387,36 kg de materiais recicláveis destinados pelos torcedores de cada boi. Destes, 596,9 kg foram destinados pelas galeras durante as três noites do Festival no Bumbódromo, enquanto 790,46 kg foram levados por torcedores direto às máquinas coletoras do “Recicla, Galera”.

O duelo de reciclagem do “Recicla, Galera” aconteceu em duas frentes. De 23 a 29 de junho, torcedores puderam destinar seus resíduos em máquinas coletoras instaladas no Espaço Sustentável, na praça da Liberdade, e escolher para qual boi pontuar na disputa. Além da frente de coleta conduzida pela tecnologia, a tradicional disputa entre os itens 19 do Festival também mobilizou os torcedores, durante as três noites de festa dentro do Bumbódromo.

Nas máquinas, 37.520 unidades de latinhas e PETs foram destinadas e trocadas por brindes. Do total de participantes, 995 escolheram destinar os seus resíduos para ajudar o boi Caprichoso na disputa, enquanto 881 destinaram seus materiais para ajudar o Garantido na disputa. Com relação ao peso dos resíduos nas máquinas, o Caprichoso obteve 417,34 kg de materiais somados a sua pontuação, enquanto o Garantido conquistou 373,12 kg de materiais recicláveis.

Nos três dias de Festival Bumbódromo, a galera do Garantido saiu na frente, com 307,3 kg de resíduos destinados no Ecoponto da torcida, contra 289,6 kg da galera do Caprichoso. Ou seja, o engajamento das torcidas nas máquinas coletoras do Espaço Sustentável foi o fator decisivo para o boi da Francesa. Com a vitória, o boi Caprichoso garantiu o tetracampeonato do duelo sustentável.

Para a chefe do Escritório Regional do Sebrae em Parintins, Luane Pedreno, o engajamento das torcidas é um indicativo do sucesso da ação. “A nossa intenção é continuar nessa iniciativa. Estamos aqui com muito orgulho apoiando mais um ano e acreditamos que isso vai se tornar um legado para o município de Parintins. Queremos continuar promovendo essa união em busca de algo tão importante como a sustentabilidade para toda a cidade”, disse.

Para Eduardo Dias, Diretor Sênior de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, a parceria com diversos atores na implementação do ‘Recicla, Galera’ reforça o compromisso da companhia com o desenvolvimento econômico e social local.

“A cada edição, a iniciativa reforça a união dos torcedores dos bumbás em prol do meio ambiente, tornando a disputa algo lúdico e educativo. Quem ganha é a comunidade, que recebe um legado de conscientização sobre o descarte correto e a preservação ambiental. É assim que nós, da Coca-Cola Brasil, reafirmamos nossas ações de apoio na gestão adequada de resíduos, no fortalecimento da cadeia de reciclagem e no desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Amazônia”, destacou.

O projeto Recicla, Galera é fruto de uma parceria entre o Governo do Amazonas, por meio da Sema, Sebrae e Coca-Cola Brasil. Atualmente em sua quarta edição, o projeto visa promover um festival mais sustentável, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis e gerando renda para a comunidade.

A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). A GBR Componentes, a Solar Coca-Cola e a Ascalpin também são parceiros da iniciativa.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments