Três acadêmicos de Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins (ICSEZ), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), representarão a região Norte na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), que vai reunir projetos e trabalhos acadêmicos de todo o Brasil de 01 a 05 de setembro, em Vitória-Espirito Santo.
O evento acadêmico também vai contar com universitários de Manaus e outras cidade da região Norte e tem como objetivo premiar os melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes de comunicação do país. Parintins venceu a etapa regional e, agora, caminha para a nacional. Os trabalhos fazem parte da Agência Experimental de Comunicação Amanayé, fruto do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) da UFAM.
“A participação dos estudantes de Jornalismo no Expocom é fundamental, porque nós conseguimos aqui em Parintins, no curso de Jornalismo, criar e fazer funcionar uma agência experimental em comunicação. Foi a partir dessa agência que nós conseguimos que esses trabalhos fossem aprovados nesse Congresso, tanto no âmbito regional, que os alunos já têm a premiação com os melhores trabalhos nas suas respectivas categorias, em um evento representando o Norte e, agora, nesse evento, em Vitória, lá no Espírito Santo”, explica a coordenadora da Agência Amanayé, Profa. Dra. Soriany Simas Neves.
Os acadêmicos da Ufam/Parintins que participarão da Intercom 2025 são:
- Nátaly Jéssica de Oliveira com o trabalho “A criação da Agência Experimental de Comunicação do Curso de Jornalismo do ICSEZ/Parintins”, na categoria Agência/Escola.
- Renner Gomes Viana com o trabalho “Pai D’égua Fotos”, na categoria Produção Transdisciplinar – Projeto de Comunicação Integrada.
- Eldiney Alcântara da Silva pelo trabalho “Assessoria de Imprensa para o grupo Águia Rural de Vila Amazônia”, na categoria Projeto de Assessoria de Imprensa Avulso.
“Nós vamos estar representando não apenas a nossa UFAM, não apenas Parintins, mas a gente vai estar representando o Norte como um todo. É muito legal a gente poder compartilhar esses saberes com outras pessoas. O Intercom é um evento muito prestigiado. Ele está entre as melhores premiações da América Latina. Então, poder estar representando, juntamente com os meus colegas, o Norte é muito gratificante”, conta a acadêmica Nátaly Jéssica.
Segundo Soriany Neves, a participação dos acadêmicos de Parintins neste evento fortalece o curso de Jornalismo na cidade e na região amazônica. “O importante é compartilhar conhecimento e entender como é que funcionam outros projetos também similares, e também fazer uma comparação das realidades regionais, que são desiguais, mas que nós aqui em Parintins, de certa forma, estamos sendo protagonistas do Norte. É fundamental que esses estudantes participem e representem Parintins, a Amazônia e o ICESZ nesse Congresso”, revela.
Para ajudar no custeio da viagem até Vitória-ES, a Agência Amanayé realiza uma vaquinha virtual voltada aos acadêmicos. Quem quiser apoiar o grupo pode fazer o pix em nome de Soriany Simas Neves. Segue o link para a doação: https://www.instagram.com/p/DM8OMK1MxzE/?igsh=MXNsbHFlenlxb2phaQ==
Agência Amanayé