27.3 C
Itacoatiara
terça-feira, julho 15, 2025
InícioFestival de ParintinsRomaria das Águas: Fé, Arte e Homenagem a Nossa Senhora do Carmo...

Romaria das Águas: Fé, Arte e Homenagem a Nossa Senhora do Carmo de Parintins

Em um dos momentos mais emocionantes das celebrações religiosas de Parintins, a Romaria das Águas reafirma sua importância como símbolo de fé, devoção e identidade cultural do povo amazônico. A procissão fluvial em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo, reuniu centenas de fiéis nesta segunda (14), em uma travessia que ligou Manaus a Parintins, atravessando as águas do majestoso rio Amazonas.

Como cantam os poetas populares da ilha: “O rio é o caminho, estrada da vida do povo amazônida de contos e lendas, orgulho do navegador.”

Em meio a esse cenário poético e grandioso, a imagem gigante da Virgem do Carmelo atravessou o rio acompanhada por cânticos, orações, lágrimas e fé. A Romaria das Águas é um espetáculo de religiosidade e beleza, que une o sagrado ao simbólico, o tradicional ao artístico.

Idealizada pelo artista plástico Juarez Lima, a Romaria das Águas tornou-se um marco cultural e espiritual da região, ganhando repercussão nacional. Este ano, no entanto, a emoção foi ainda maior: foi a primeira edição sem a presença física de seu criador, que faleceu em 2024, enquanto trabalhava em um projeto internacional.

A ausência foi sentida, mas o seu legado permaneceu vivo. A família de Juarez, liderada pelo filho Thyago Lima, fez questão de manter a tradição e concluir o projeto deixado por ele. “Uma semana antes de ser internado, meu pai fez o rascunho da capa e definiu o tema: ‘Maria, és a Árvore da Vida, da qual nasce Jesus: a Arca da Aliança, raiz ancestral da fé na Amazônia’. Ele estava completamente entregue à missão de homenagear Nossa Senhora do Carmo até o fim”, contou, emocionado.

Thyago ainda destacou a união de diversos artistas e voluntários que contribuíram para a realização da romaria. “Hoje, concluímos o projeto que ele sonhou e iniciou. A fé e a arte dele estão presentes em cada detalhe.”

A Romaria das Águas acontece há 16 anos e tem como característica marcante a peregrinação da imagem de Nossa Senhora do Carmo entre Parintins e Manaus, pelas águas do rio Amazonas. É uma manifestação de fé que atrai devotos de diferentes cidades e idades.

A aposentada Edna Coutinho, 75 anos, viajou de Manaus especialmente para viver esse momento. “Mesmo com dificuldades para andar, não quis deixar de acompanhar. Foi muito emocionante. Nunca tinha visto algo assim”, relatou, com lágrimas nos olhos.

Outro testemunho de fé veio de Dona Conceição, comerciante de 60 anos, que participa da romaria pelo terceiro ano consecutivo. “Tive um câncer, retirei um rim e um ovário. Fiz uma promessa a Nossa Senhora do Carmo e desde então venho agradecer a cada ano”, contou.

A programação da festa da padroeira de Parintins segue até o dia 16 de julho, quando ocorre a tradicional procissão terrestre pelas ruas da cidade, reunindo milhares de fiéis. Neste ano, além da homenagem à Nossa Senhora do Carmo, a romaria também celebrou a contribuição de Juarez Lima, o artista da fé, cuja arte continua a conduzir a devoção de um povo.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments