Iniciativa visa fortalecer a agricultura familiar e oferecer alternativas, como a silagem, para criadores de gado afetados pela escassez de pasto na várzea
A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural, está mobilizando equipes técnicas para apoiar agricultores e criadores de gado na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no Paraná do Limão. A ação antecipa soluções para os impactos causados pela demora na vazante do Rio Amazonas, que resultou na escassez de pasto na várzea.
Durante a visita, o engenheiro agrônomo Ronald Gonçalves e os técnicos em agropecuária Józimo Ribeiro Neto e Luciano Pessoa percorreram 16 propriedades. Eles identificaram que a economia local se baseia no cultivo de ciclo curto — como cebolinha, coentro e melancia — e na bovinocultura, com produção de leite e queijo, além da pesca.
Para os criadores de gado, a principal orientação é a busca por alternativas alimentares para o rebanho. A equipe sugeriu o plantio de capim colônia em áreas de restinga e a produção de milho na várzea para silagem, uma técnica que garante alimento para os animais durante a entressafra. A recuperação de pastagens também foi recomendada como preparação para o próximo período de cheia.
No campo da agricultura, os produtores receberam orientações sobre o manejo de hortaliças em balcões suspensos, uma técnica que protege os cultivos das variações do solo e da umidade.
Segundo o técnico Józimo Ribeiro Neto, a ação é estratégica. “É um momento oportuno para atender os agricultores e criadores com orientações técnicas. Sugerimos a produção de silagem na várzea para levarem à terra firme, como alternativa de alimentação para os bovinos, já que os campos estão degradados”, explicou.
A iniciativa, coordenada pelo prefeito Mateus Assayag e pelo secretário Tião Teixeira, busca fortalecer a segurança alimentar e a economia das famílias rurais de Parintins.