Ação inédita com a UBS Fluvial Lígia Loyola garante dignidade e assistência a famílias do Mamuru e Uaicurapá.
Com o objetivo de ampliar o acesso à saúde de qualidade, a Prefeitura de Parintins, em parceria com a Igreja Batista, está promovendo atendimentos médicos e odontológicos para famílias ribeirinhas da região dos rios Mamuru e Uaicurapá. A iniciativa, que conta com o apoio da Igreja Batista de Itaipu (RJ), é realizada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Lígia Loyola e já entregou mais de uma tonelada e meia de medicamentos à população.
A ação já beneficiou as comunidades de Igarapé Açú, Ponta Alta, Simeão Socorro, São Pancrácio e Terra Preta. Nos próximos dias, a programação segue para Varre Vento (21/08) e Maranhão (22/08), garantindo assistência a outras áreas de difícil acesso.
A vice-prefeita em exercício, Vanessa Gonçalves, destacou o impacto da iniciativa. “É um momento incrível. Que a gente possa fazer cada vez mais a diferença na vida das pessoas, levando mais dignidade e mais saúde”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, reforçou que o objetivo é fazer com que os serviços cheguem às regiões mais distantes. “Estamos dando todo o apoio a essa parceria para levar ainda mais qualidade de atendimento, saúde e qualidade de vida para a população das comunidades rurais”, disse.
O pastor Anderson Rosa, da Assembleia de Deus de Niterói (RJ), agradeceu a parceria, que tornou os atendimentos mais profissionais. “É a primeira vez que trabalhamos com a Prefeitura de Parintins e está sendo algo diferenciado. A prefeitura cedeu a UBS Fluvial, temos dentistas e médicos com um ambiente propício para trabalhar”, destacou.
Para a moradora Jane Batista, da comunidade Santo Antônio do Arauá, o atendimento é uma “grande benção”. “A gente sabe da dificuldade que o povo ribeirinho enfrenta, por isso esses atendimentos são uma grande benção para nós”, comentou.