A canção “Catedral”, dos compositores manauaras Edilson Santana, David Geronimo e Francisco Gomes,
foi a grande campeã do 40º Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani).
A final aconteceu na sexta-feira (5), no Centro de Eventos Juracema Holanda, em Itacoatiara (AM), reunindo um grande público para celebrar a música regional e nacional.
Interpretada por Edilson Santana, “Catedral” brilhou na disputa e conquistou, além do primeiro lugar, os troféus de Melhor Intérprete, Melhor Arranjo e Melhor Letra, acumulando um total de R$ 32 mil em premiações.
Classificação Final – Fecani 2025
- 1º lugar – Catedral (Manaus – AM) – Autores: Edilson Santana, David Geronimo e Francisco Gomes | Intérprete: Edilson Santana
- 2º lugar – Nos Brasis do Meu Terreiro (Ilha Solteira – SP) – Autores: Tavinho Limma e Zizá Padilha | Intérprete: Salomão Rossy
- 3º lugar – Sinaleiro (Manaus – AM) – Autor: Ludi Souza | Intérprete: Aime Brasil
- 4º lugar – Mosaico (Manaus – AM) – Autor: Rubem Menezes | Intérprete: Ludi Souza
- 5º lugar – Curumim Peregrino (Manaus – AM) – Autores: Heberson Monteiro de Souza e Leo Monteiro | Intérprete: Leo Monteiro
Um festival que faz história
Realizado desde 1985, o Fecani é promovido pela Associação dos Itacoatiarenses Residentes em Manaus (Airma) e consolidou-se como um dos mais importantes festivais de música regional da Amazônia.
Nesta edição, 30 músicas de oito estados participaram das eliminatórias nos dias 3 e 4 de setembro, e dez canções chegaram à grande final. Além da competição musical, o Fecani 2025 ofereceu uma programação diversificada, com mais de 40 atividades esportivas e culturais, além de cerca de 100 atrações musicais que se apresentaram em três palcos espalhados pela cidade.
O festival reafirma seu papel de vitrine para novos talentos e espaço de valorização da cultura amazônica, atraindo público e artistas de diferentes regiões do país.