Município alcança 10ª posição na Região Norte e supera a capital Manaus no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025
Itacoatiara se consolida como referência em políticas públicas de Saúde na Região Norte. De acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) nesta quarta-feira, 29 de outubro, o município alcançou a 10ª colocação entre os municípios com os melhores indicadores de acesso à Saúde na região, sendo o mais bem avaliado do Estado do Amazonas — à frente, inclusive, da capital Manaus.
O levantamento, elaborado anualmente pelo CLP em parceria com a Gove Digital e a Seall, analisa 400 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, considerando índices de eficiência na gestão pública, qualidade dos serviços e bem-estar da população. No pilar “Acesso à Saúde”, são avaliados indicadores como cobertura da atenção básica, oferta de profissionais, estrutura hospitalar e taxa de internações evitáveis.

De acordo com o prefeito Mário Abrahim, o resultado é fruto de um trabalho contínuo de fortalecimento da rede municipal de Saúde.
“Esse reconhecimento é o reflexo de um trabalho sério e planejado que temos desenvolvido na Saúde de Itacoatiara. Ampliamos e reformamos unidades, adquirimos novos equipamentos, garantimos o pagamento em dia dos servidores e fortalecemos a capilarização dos serviços, levando atendimento de qualidade a todas as comunidades. É um resultado que nos motiva a continuar avançando, com responsabilidade e compromisso com o bem-estar da nossa população”, destacou o prefeito.
Além de figurar entre os 10 melhores municípios da Região Norte, Itacoatiara também se destaca nacionalmente, posicionando-se entre os 100 municípios com melhor desempenho em acesso à Saúde em todo o Brasil, segundo o CLP.


O Ranking de Competitividade dos Municípios é considerado um dos principais estudos sobre gestão pública do país, auxiliando gestores e a sociedade a compreenderem o desempenho das cidades em diferentes áreas, como Educação, Sustentabilidade, Economia e Governança.

