25.2 C
Itacoatiara
domingo, novembro 2, 2025
InícioFestival de ParintinsFundação Palmares reconhece Baixa da Xanda como primeiro quilombo de Parintins

Fundação Palmares reconhece Baixa da Xanda como primeiro quilombo de Parintins

Conquista histórica para o movimento negro e a cultura amazônica, o reconhecimento oficializa o território que deu origem ao Boi-Bumbá Garantido e celebra a resistência e ancestralidade da comunidade.

Em um marco significativo para o movimento negro e a rica história de Parintins, a Fundação Cultural Palmares concedeu o reconhecimento oficial à Baixa da Xanda como comunidade remanescente de quilombo, tornando-a o primeiro quilombo do município. A certificação de autodefinição foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (6).

Este reconhecimento vai além da identidade, validando a trajetória de resistência, ancestralidade e a inestimável contribuição cultural da comunidade, que remonta ao final do século XIX. O Boi Garantido, nascido no coração da Baixa, emerge hoje como o principal elo afetivo e cultural desse território.

Dona Maria do Carmo Monteverde, de 87 anos, matriarca da comunidade e mestra dos saberes culturais do Amazonas, compartilha que o processo de aquilombamento da Baixa teve início com sua bisavó, Dona Germana. Nascida escravizada, Germana se estabeleceu na região após a abolição, carregando no corpo as marcas da escravidão, como as iniciais ferradas e as cicatrizes de chicote, conforme relatos dos mais velhos.

Alexandrina, conhecida como Dona Xanda, filha de Germana e mãe de Lindolfo Monteverde (criador do Boi Garantido), herdou as terras e permitiu que povos de diversas origens estabelecessem suas roças e moradias, dando origem à comunidade.

A união de povos negros, indígenas e ribeirinhos de distintas regiões da Amazônia permitiu a formação de laços comunitários sólidos, transformando a Baixa em uma próspera comunidade de pescadores. O local tornou-se um vital porto de chegada e ponto de encontro para migrantes ribeirinhos, além de lar para a classe operária de Parintins. A Baixa da Xanda é, inegavelmente, o berço de um dos maiores símbolos da cultura popular brasileira: o Boi Garantido, fundado em 1913 por Lindolfo Monteverde, filho de Dona Xanda, e a mais expressiva manifestação cultural da localidade.

Além do icônico Boi Garantido e de outros folguedos juninos, a comunidade preserva tradições que mesclam o catolicismo popular, a religiosidade afro-amazônica, a pajelança indígena e saberes de cura, como as rezadeiras. São Benedito e São José Operário foram os primeiros padroeiros escolhidos para a igreja local, nomes que hoje batizam os bairros de São Benedito e São José, na região da Baixa da Xanda.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments