A primeira edição da Parintins Run movimentou as ruas da Ilha Tupinambarana neste domingo (21/06), reunindo mais de 2 mil participantes. Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), o evento integrou oficialmente a programação esportiva do Festival de Parintins 2026, combinando atividade física, lazer e a valorização da cultura local.
Com largada realizada no centro da cidade, a corrida atraiu um público diversificado:
- Atletas profissionais e corredores amadores;
- Moradores locais e turistas.
Todos aproveitaram o clima festivo da maior manifestação cultural do Amazonas para promover a qualidade de vida.
Ampla estrutura de apoio e integração institucional
Para garantir o conforto e a segurança de todos os corredores, o evento contou com uma infraestrutura de suporte robusta. Ao longo do percurso, foram disponibilizados pontos de hidratação sob a responsabilidade da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama). O suporte operacional e a segurança dos participantes foram realizados pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
A realização da Parintins Run foi fortalecida pela integração entre diferentes órgãos estaduais e municipais, contando com o apoio estratégico de:
- Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa;
- Prefeitura de Parintins;
- Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).
Essa cooperação mútua reforça a capacidade técnica do estado para a execução de grandes eventos esportivos no interior.
Incentivo ao esporte e impacto na economia local
De acordo com o secretário de Estado do Desporto e Lazer, Diego Américo, o sucesso de público superou as expectativas e consolida o avanço das políticas públicas voltadas ao esporte e à saúde.
“A Parintins Run superou as expectativas e mostrou a força do esporte como ferramenta de integração social, saúde e turismo. E esse foi um pedido do governador Roberto Cidade para abrilhantar o Festival de Parintins. Ficamos muito felizes em ver mais de 2 mil pessoas participando deste momento histórico para o esporte amazonense”, destacou o secretário.
O atleta Claudio Oliveira elogiou a iniciativa governamental de levar o circuito de rua para o município. Ele classificou o evento como grandioso e projetou a continuidade do projeto.
“Espero que esse seja o primeiro de muitos eventos aqui no município de Parintins e que mais pessoas sejam adeptas às atividades físicas, pois esporte é saúde”, concluiu o corredor.
A iniciativa reafirma o compromisso da gestão estadual em expandir o acesso às práticas esportivas e valorizar os municípios do interior do Amazonas. Além de gerar novas opções de bem-estar para a população, a corrida atua diretamente no fortalecimento da economia e do turismo local.

