A Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou o primeiro módulo do Curso de Associativismo, voltado para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itacoatiara–AM (Ascalita). A capacitação aconteceu na sede do Sebrae, localizada na zona urbana do município.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a organização interna da associação e capacitar seus membros para que possam acessar programas governamentais, linhas de fomento e estabelecer parcerias públicas e privadas. Além disso, busca dar maior visibilidade ao trabalho dos catadores, reconhecendo sua importância para a cadeia da reciclagem e o desenvolvimento sustentável do município.
Durante o curso, que iniciou na última terça-feira (29/07), foram abordadas questões essenciais sobre o funcionamento e a formalização de uma associação. O secretário de Meio Ambiente, Leonardo Rocha, destacou a importância da formação para a estruturação da Ascalita.

Foto: Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação
“Uma associação precisa ter todas as atas em dia. Vocês tinham apenas uma, mas agora, com o apoio da Prefeitura, terão toda a documentação necessária, inclusive o estatuto atualizado. Fazemos esse trabalho para que os associados possam ir além da coleta de resíduos, pensando em investir em novas atividades, como a venda de recicláveis, convênios com órgãos públicos e empresas, e a criação de ecopontos”.
A técnica em administração Natasha Pereira, responsável por ministrar o primeiro módulo, também ressaltou a importância da qualificação para o desenvolvimento da Ascalita.
“O curso de associativismo é fundamental porque oferece aos participantes, especialmente aos catadores de materiais recicláveis, noções sobre a organização coletiva, quais são os deveres, os direitos e a gestão democrática dentro de uma associação. Acreditamos, enquanto Secretaria, que ao fortalecer o conhecimento dessas lideranças, também fortalecemos as práticas de reciclagem, tornando-as mais organizadas, eficientes e sustentáveis”, afirma.

Foto: Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação
Além das orientações iniciais, o curso também abordou a importância da elaboração do estatuto da associação, documento essencial para definir as regras de funcionamento e os objetivos da entidade. Foram discutidos aspectos fundamentais como a escolha do presidente, vice-presidente, conselho fiscal e demais cargos, reforçando a necessidade de uma estrutura organizacional clara e participativa. A técnica Natasha Pereira explicou que, ao entenderem como se dá a divisão de responsabilidades e o papel de cada membro, os associados ganham autonomia, transparência e segurança jurídica para atuar em conjunto, respeitando os princípios da gestão democrática e o bom funcionamento interno da associação.
“Nosso principal objetivo é tirar os catadores do lixão municipal, porque é um ambiente muito propício à proliferação de doenças e riscos para a saúde. Queremos contribuir para que esse grupo de catadores seja formalizado, para que eles tenham acesso a políticas públicas, parcerias, incentivos e oportunidades de geração de renda. Esse é o primeiro passo de uma ferramenta poderosa para promover a inclusão deles, a cidadania e a sustentabilidade na atividade que eles trabalham no município”, detalha.

Foto: Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação
O curso terá continuidade nas próximas semanas, com novos módulos voltados à capacitação dos associados, consolidando uma agenda de formação permanente, incentivo ao empreendedorismo coletivo e responsabilidade ambiental em Itacoatiara.