36.8 C
Itacoatiara
quarta-feira, julho 30, 2025
InícioCidadesPrefeitura de Itacoatiara resgata animais e devolve preguiça, serpente e aves silvestres...

Prefeitura de Itacoatiara resgata animais e devolve preguiça, serpente e aves silvestres à natureza

Foto: Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação

Em mais uma ação de cuidado com a fauna local, a Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou nos dias 24 e 25 de julho duas novas ações de soltura de animais silvestres resgatados no município. Entre eles, um filhote de bicho-preguiça (Bradypus variegatus), uma serpente suaçubóia (Corallus hortulanus), três curiós (Sporophila angolensis) e uma golinha (Sporophila albogularis), todos devolvidos à natureza após passarem por avaliação e cuidados especializados.

As espécies foram resgatadas, tratadas e devolvidas de forma segura ao seu habitat natural, após passarem por avaliação de um profissional habilitado. A ação contou com o apoio voluntário do biólogo Roberto Lucero, parceiro constante das iniciativas de proteção da fauna local.

Foto: Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação

Foto: Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação

Segundo o profissional, o filhote de preguiça foi encontrado em situação de risco, sendo vítima de tráfico de animais. “Vi dois homens com a preguiça, fui até eles e disseram que haviam encontrado o animal na rua e estavam tentando vender, expliquei que não poderiam fazer isso e que era crime. Os orientei a entregar o animal para que eu pudesse levar para a Secretaria de Meio Ambiente. A preguiça estava em boas condições, não estava machucada, alimentamos com Embaúba, cuidamos e depois a levamos para a soltura. É importante que as pessoas entendam que não podem comercializar animais, isso é crime”, detalha Lucero.

Foto: Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação

Foto: Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação

O secretário municipal de Meio Ambiente, Leonardo Rocha, reforça a importância do engajamento da sociedade na defesa dos animais silvestres. “A soltura da preguiça foi fruto de intervenção da Secretaria, juntamente com o nosso amigo biólogo, que resgatou o animal que estava sendo traficado dentro da cidade. Infelizmente, não pudemos pegar o suspeito, porque o mesmo saiu do local. Então, quando chegamos, só recebemos o animal. Mas é importante a gente destacar que crimes como esse precisam ser denunciados”, destaca.

 

Matar não é proteger

Um dos principais desafios enfrentados pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente diz respeito à desinformação da população sobre espécies como serpentes. Muitas vezes, esses animais são mortos por medo, o que, além de ser crime ambiental, prejudica o equilíbrio ecológico.

Foto: Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação

Foto: Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação

“Além da preguiça que foi resgatada, tivemos também a soltura da serpente Suaçuboia, que foi encontrada dentro do forro de uma residência na área urbana do município de Itacoatiara. Após a notificação, fomos até o local. Com a ajuda do nosso biólogo, fizemos a captura dela e trouxemos para algumas avaliações. Em seguida, repasse para a soltura. A gente fortalece ainda esse comunicado à população para não matar esses tipos de animais. A gente sabe que todo mundo tem medo, mas a gente precisa acionar a Secretaria. A Secretaria vai até o local para retirar esses animais, até mesmo os peçonhentos”, alerta o secretário Leonardo Rocha.

 

Trabalho contínuo da Secretaria de Meio Ambiente

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também realizou a soltura de pássaros silvestres que eram mantidos ilegalmente em cativeiro, na região urbana do município, resgatados na semana anterior. No total, foram oito aves, mas quatro delas ainda não estão preparadas para viver em liberdade e seguem recebendo cuidados.

Foto: Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação

Foto: Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação

“A terceira soltura refere-se à apreensão de aves mantidas ilegalmente em cativeiro, sem o devido licenciamento ambiental. Conforme a legislação vigente, a criação de curiós e demais espécies silvestres sem autorização constitui infração ambiental. Durante a ação, foram soltos três exemplares de curió (Sporophila angolensis) e uma golinha (Sporophila albogularis), que já apresentavam comportamento plenamente selvagem, estando aptos para o retorno imediato à natureza. As demais aves permanecem sob os cuidados do biólogo responsável, em processo de readaptação, até que estejam em condições seguras para a reintrodução ao seu habitat natural”, finaliza Rocha.

Foto: Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação

Foto: Prefeitura de Itacoatiara/Divulgação

As ações de soltura foram feitas em uma área de mata preservada na zona rural do município, cuidadosamente escolhida por sua localização isolada, distante da zona urbana, oferecendo um ambiente seguro tanto para os animais quanto para a população.

A Prefeitura de Itacoatiara reforça o compromisso com a educação ambiental, a conservação da biodiversidade e o enfrentamento ao tráfico de animais silvestres, e convida a população a fazer parte desse esforço coletivo de cuidado com a natureza.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments