Cidades

Sobe para 32 os positivos de coronavírus no Amazonas

O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/AM) investiga mais 20 casos, não é um processo simples.

Sobe para 32 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Amazonas, de acordo com balanço apresentado nesta segunda-feira, dia 23, pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas (FVS-AM. São 31 casos em Manaus e 1 no interior, em Parintins. Três casos estão internados em UTI, no Hospital Delphina Aziz, em Manaus.

O novo balanço foi divulgado durante coletiva de imprensa on-line na tarde de hoje concedida pelo secretário Estadual de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, e pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto. Segundo Rosemary, três pacientes estão internados. Um, permanece em hospital particular e dois estão no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz. O Estado também já chegou ao estágio 2 da doença, quando ocorre transmissão comunitária. Esse processo ocorre quando a origem do vírus não é identificada. Diferentemente do estágio 1, quando ocorre apenas transmissão importada. “Os casos importados são de pessoas que voltaram de viagem do exterior com sintomas do coronavírus ou que desenvolveram a doença dentro do prazo de incubação do vírus (14 dias)”, disse a diretora-presidente da FVS-AM.

O secretário Rodrigo Tobias voltou a relembrar que, a partir desta segunda-feira, 23, o Delphina Aziz passará a atender apenas casos graves de coronavírus regulares, ou seja, de pacientes que dão entrada na unidade por meio de ambulâncias. “Diante de tudo isso, é importante dizer que as pessoas precisam ficar em casa. Nós temos divulgado nas redes que, pessoas que têm coriza ou mal estar, fiquem em casa. Pessoas que têm coriza e um pouco de febre, fiquem em casa em alerta, mas aqueles casos em que as pessoas estão com sintomas de gripe com coriza, febre, tosse, com dificuldade de respirar, procuro os nossos SPAs, Pronto-Socorros, e a nossa equipe vai fazer a regulação desses casos”, enfatizou Tobias.

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe um Comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios