Sessão Itinerante – Bairro Mamoud Amed

A Câmara Municipal de Itacoatiara realizou sessão itinerante no dia 02 de junho de 2018, às 10:00h, no Bairro Mamoud Amed, na Escola Estadual Ronaldo Marques.
– O presidente Bosco Rodrigues fez a abertura da sessão e facultou a palavra, a fim de que os moradores do Bairro pudessem falar e fazer suas reivindicações.

– O presidente da Associação de Moradores do Bairro Mamoud Amed, Paulo Roberto Oliveira, fez algumas reivindicações, dentre elas a melhoria da infraestrutura do Bairro, a criação de um espaço cultural e a reforma da quadra Poliesportiva, que fica atrás da Escola Chibly.

– O morador Paulo Roberto Severo, que é professor aposentado, pediu providências para a falta de água, falta de segurança e também melhorias para as ruas esburacadas. Ressaltou que não é de Itacoatiara, mas escolheu nossa cidade para morar, por isso gostaria de vê-la melhor.

– O senhor Raimundo Maia Serrão também falou do abandono da Quadra que fica atrás da Escola Chibly, pois já está há 9 anos abandonada e depredada. Pediu rede elétrica e de água, para a pequena invasão de uma área de terras, que existe dentro do Bairro. Ele também denunciou que está havendo retaliação, por parte da Prefeitura à algumas pessoas, que fazem reclamações ou reivindicam melhorias para o Bairro, inclusive citou o caso de um professor, que faz parte da Diretoria do Bairro, que vem sendo ameaçado pelo Poder Executivo Municipal.

– O professor e vice-presidente do Bairro Mamoud Amed, Francivan Dias, parabenizou o presidente Bosco Rodrigues, pela iniciativa de realizar a sessão itinerante no Bairro. Depois endossou as palavras de seus antecessores e acrescentou que os moradores estão pedindo a instalação de um Posto Policial Permanente no Bairro.

– O comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar de Itacoatiara, Major Castro Alves, respondeu às reivindicações feitas e fez um pequeno relato das atividades do 2°Batalhão e das melhorias que já vem ocorrendo, desde que ele assumiu o comando, sobretudo a respeito da redução de assaltos e anunciou que em breve, serão instaladas, 10 câmeras de monitoramento, em pontos estratégicos da cidade, além disso, divulgou o número 99263-6764, para as pessoas ligarem para o Batalhão, em caso de emergência ou denúncia.

– O secretário municipal de Infraestrutura, Eduardo Bertoni falou sobre algumas ruas do Bairro Mamoud Amed, que receberão melhorias, além de outros serviços de infraestrutura e também da iluminação pública, que de acordo com ele, será trocada todo o antigo sistema, por uma mais moderno e mais eficiente.

– O secretário municipal de Assistência Social, Natanael Oliveira, disse que estava ali a pedido do Prefeito, a fim de ouvir o povo e levar as reivindicações. Pontuou sobre o SAAE e as operações tapa buracos que vão acontecer no Bairro. A respeito das retaliações, Natanael assegurou que não partem do Prefeito, que ele jamais estaria de acordo com achaques a quem quer que seja.

– A presidente do Bairro Nogueira Júnior, Emiliane Paula da Silva, parabenizou o presidente Bosco Rodrigues pela iniciativa de realizar a sessão itinerante. Pediu que o SAMU também tenha um número local para chamadas, assim como, agora, tem o Batalhão, pois o número 192 é muito burocrático, fazem uma verdadeira entrevista e demora para chegar o atendimento. Emiliane também reclamou da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, que, há tempos, não está concedendo auxilio funeral, passagens e cestas básicas.

– O presidente Bosco Rodrigues também cedeu a palavra aos radialistas Neto Castro, Marcos Cirino e Melquezedec BECO, que parabenizaram a Câmara pela iniciativa e destacaram a importância da sessão itinerante.

– O vereador Joanilson Mendes falou que os vereadores se preocupam com as demandas do povo e que buscam resolvê-las, de acordo com suas limitações.
Sobre as pessoas de baixa renda que pagam altas contas de energia, Joanilson lembrou que já existe uma normativa do Governo Federal, que garante às pessoas inscritas nos Programas Sociais, como Bolsa Família, descontos e taxas especiais. Aconselhou as pessoas a procurarem a Eletrobrás e apresentar a inscrição no NIS, para verificar seus direitos.

– A vereadora Cheila Moreira fez questão de dizer que o vereador Bosco Rodrigues é o grande idealizador dessas sessões itinerantes. Depois fez uma apelo especial ao Secretário da SEMAS, Natanael Oliveira, falou que sabe da sua competência e capacidade de trabalho, por isso entende que a SEMAS precisa melhorar muito, pois hoje não está sendo concedido auxílio funeral, passagens etc.
Sobre as críticas da imprensa, Cheila falou que não é contra, mas, espera que sejam feitas com respeito, sem que as pessoas sejam destratadas.

– O vereador Francisco Rosquilde citou o exemplo de uma cidade, em que os moradores, em reuniões como essas sessões itinerantes, discutiam as melhorias para as ruas e as frentes de suas casas, que decidiram que fariam os trabalhos, de comum acordo com a prefeitura, mas, que teriam, em contra partida, o desconto, parcial ou total, no valor do IPTU. Disse que levou essa ideia para o prefeito Peixoto, que ficou de estudar a proposta, mas até agora, não recebeu a resposta.
Rosquilde também cobrou do prefeito Peixoto o Orçamento Participativo, que foi prometido em campanha, mas, não está sendo cumprido.

– O vereador Richardson do Mutirão parabenizou o morador Paulo Roberto pelas reivindicações. E a respeito da harmonia entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo, falou que está acontecendo só da parte da Câmara, pois, as reivindicações chegam aos vereadores, que fazem os requerimentos e encaminham ao Prefeito, porém, não são atendidos e não recebem respostas. E Richardson destacou que está sendo apenas reivindicado o básico do básico.
O Vereador falou sobre o orçamento impositivo municipal que foi aprovado recentemente pela Câmara.

– O vereador Bernardo Santiago ressaltou que, assim como o Mamoud Amed, todos os demais bairros da cidade estão com problemas. Ele também fez apelo ao secretário da SEMAS, Natanael Oliveira, sobre a não concessão do auxílio funeral, de passagens e outros benefícios que antes eram concedidos e que agora estão suspensos.

– O vereador Gutemberg Brito relembrou que também já foi secretário municipal e sabe da realidade pela qual passam os secretários, que muitas vezes, para proteger o Prefeito, assumem culpas que não são suas.
O Vereador reconhece que há crise, entretanto acredita que a Prefeitura poderia fazer muito mais do que está fazendo hoje. Para Gutemberg, o que está faltando para o Poder Executivo Municipal, é um choque de gestão. Ele disse que, se a culpa não é do Prefeito, então que sejam substituídos aqueles secretários que não estão fazendo seu trabalho a contento.
Gutemberg disse que o Partido do Prefeito sempre foi muito ferrenho nas críticas e nas cobranças, quando está fora do poder, portanto, que agora deveria ser coerente e aceitar as críticas e fazer seu trabalho.

– O vereador A. I. Netto falou que os vereadores são parceiros e não adversários, que estão para somar e trabalhar em favor do povo. Netto fez questão de elogiar o presidente Bosco Rodrigues, pela iniciativa e atitude corajosa de realizar a sessão itinerante. Neto disse reconhecer que o povo já está cansado de promessas, por isso faz as cobranças. Ele ressaltou que só vai acreditar no asfaltamento prometido, quando estiver acontecendo de verdade.
Finalizou pedindo que o secretário Bertoni comece logo, o serviço de melhoria da iluminação do Bairro Mamoud Amed, como uma demonstração de boa vontade e para que fique como um resultado imediato da sessão itinerante.

– O vereador Bosco Rodrigues assegurou que todas as reivindicações serão encaminhadas e que o povo terá respostas. De imediato, Bosco indicou uma Comissão formada pelos vereadores Francisco Rosquilde, Richardson do Mutirão e Joanilson Mendes, a fim de investigar a denúncia de retaliação que algumas pessoas do Bairro estão sofrendo, sobretudo nessa administração que sempre pregou a democracia.
Sobre as pontes, a exemplo do Bairro Nogueira Júnior, Bosco falou que apresentou, junto com o deputado Sinésio Campos, pedido ao presidente da Eletrobrás Distribuidora de Energia, a doação dos postes de madeira, que estão sendo substituídos por outros de concreto, a fim de que sejam utilizados na construção de pontes.
Bosco fez um resumo das conquistas conseguidas pela Câmara de Vereadores. Depois, destacou o nome do deputado Cabo Maciel e Sinésio Campos, dentre outros, que destinaram emendas parlamentares para Itacoatiara. Adiantou que em breve, estarão sendo colocados outdoors na cidade, com o nome daqueles deputados que beneficiaram nosso município.
Finalizou reiterando que ele e os demais vereadores irão em busca de respostas para os pleitos apresentados. Vão ao Prefeito, ao Governador do Estado e até a Brasília, se preciso for.

Clique para exibir o slide.Fonte: CMI -> http://cmi.am.gov.br/sessao-itinerante-bairro-mamoud-amed/

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe seu Comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios