Cidades

Semed lança tema para desfile cívico de 2019.

A Secretaria Municipal de Educação – SEMED anuncia nesta segunda-feira, 15, de julho o tema para o desfile cívico de 2019: Trânsito: Cidadania e Educação, além disso, lança a logomarca a ser usada no evento.
Em uma reunião realizada no auditório Terezinha Peixoto da Escola Municipal Jamel Amed foi decidido o tema para o desfile cívico de 2019 (Trânsito: Cidadania e Educação), nesta reunião estavam presentes Gestores, Coordenadores e diversos agentes da Educação municipal, estadual e particular, a proposta é levar as pessoas a dirigir com maior atenção e respeito à vida.

Para a Professora Ronise Simões, Diretora do Departamento de Gestão Escolar – DGE a importância de se trabalhar o tema é proporcionar à pessoas uma reflexão sobre trânsito e cidadania, “Educação no trânsito é fundamental para evoluirmos como sociedade, Além de fazer parte dos direitos e deveres de todos inseridos no espaço público, a educação no trânsito ensina valores essenciais para a formação do caráter de um bom cidadão, como cordialidade, respeito, solidariedade e senso de responsabilidade. Por isso, é fundamental que o assunto comece a ser abordado na infância, enquanto o indivíduo começa a se entender como parte de um todo e aprende, seja na escola ou em casa, a conviver em sociedade”. disse Ronise Simões.

Para o Secretário de Educação, Adilon Pereira, esse aprendizado, aliado à interação com o tema buscará junto à população conscientizar acerca da importância de trafegar com segurança, “As pessoas precisam entender que de uma forma ou de outra, seja como pedestre ou condutor, faz parte do trânsito e é preciso participar dele de forma consciente, afirmou Adilon. Além disso, chamou atenção para a importância de se contribuir com a formação de motoristas mais preparados, “O que, consequentemente, aumenta a segurança nas vias públicas é definitivamente a ação das pessoas, portanto, embora sinalização ajude, fiscalização e Leis auxiliem, nada é mais efetivo do que a consciência individual”, disse o Secretário e já finalizou com um emocionante depoimento, “Quando temos consciência de que em nossas casas, em nossos trabalhos, nos locais dos quais frequentamos há pessoas que nos amam, que precisam de nós como nossos filhos, nossos amigos, parentes é que percebe-se o quanto é importante dirigir com atenção por nós e pelos outros”, declarou Adilon Pereira.

A logomarca do desfile cívico mais uma vez foi elaborada pelo Professor Gércley Müller, segundo ele é a oportunidade de tocar na sensibilidade das pessoas, “Só sabe da gravidade de um acidente de trânsito quando você já perdeu familiares e amigos em uma dessas desventuras. Vivemos um tempo em que as pessoas “esqueceram” ou dirigem com se não percebessem os riscos ao trafegar, por isso mesmo é necessário falar a todos da importância da vida”, declarou o Professor.

A Logomarca – Justificativa: Vida.

Muito além de um conjunto de letras coloridas mescladas a elementos tipográficos, a logomarca do desfile cívico de Itacoatiara 2019 é a representação gráfica de um apelo à população, ela teve sua inspiração nos agentes humanos, através da alusão à sinalização de trânsito onde destacam-se os recursos de segurança, ou seja, o tráfego é realizado por pessoas e para trafegar, é necessário entender das regras de trânsito. Precisamos ouvir novamente os conselhos de nossos pais e mães: “Olhe para os dois lados antes da atravessar a rua, não corra, leva teu capacete”, o futuro de nossa própria existência está literalmente em nossas mãos, sobre tudo em nossa consciência. O conjunto dessas imagens que aliadas ao tema: Trânsito: Cidadania e educação, busca deixar a seguinte mensagem: NO TRÂNSITO, A PRIORIDADE É A VIDA!

Ascom

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar