Cidades

Secretaria de Saúde de Itacoatiara inicia buscativa nas pessoas com síndrome gripal no município

A gripe a é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, de elevada transmissibilidade e distribuição global. A doença pode ser causada principalmente pelos vírus influenza A H1N1 pdm09, A H3N2 e B. A transmissão do vírus influenza ocorre principalmente por meio do contato com partículas eliminadas por via respiratória de pessoas infectadas, ou mãos e objetos contaminados por secreções respiratórias.

Em ambientes domiciliares com ventilação precária a transmissão é muito elevada, dependendo não apenas da infectividade das cepas, mas também do número e intensidade dos contatos entre pessoas de diferentes faixas etárias, é uma das razões que levou as equipes da saúde da Prefeitura de Itacoatiara, iniciam na tarde desta quinta-feira (23/04), uma buscativa nas pessoas com síndrome gripal no município, uma tarefa que não será fácil em plena pandemia de coronavírus.

São 50 profissionais entre Médicos, Enfermeiros, Agentes Comunitário de Saúde e Gerentes de UBS. Neste primeiro momento os agentes de saúde, irão percorrer os bairros com maior incidência de Covid-19, eles realizam a triagem e caso seja necessário, o médico fará o atendimento na casa dos pacientes.

De acordo com a secretária de saúde do município Keyt Anne Mendonça, a buscativa é para evitar que as pessoas só procurem atendimento quando já estiverem com o quadro avançado de gripe.

“Iniciamos hoje no Santo Antônio e Centro, e vamos percorrer outros bairros. Estamos levando o atendimento à população em casa, buscando diagnosticar e tratar a síndrome gripal, para evitar que o paciente chegue no hospital com a forma grave da doença. Nossas equipes farão um arrastão nos bairros, e vamos começar por aqueles com maior índice do coronavírus”. frisou a secretária.

Esta é mais uma ação da Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, de enfrentamento ao novo coronavírus.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um Comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios