Resumo da Sessão Itinerante – 14 de junho – CETI

A Câmara Municipal de Itacoatiara realizou, no final da tarde do dia 14 de junho de 2018, sessão itinerante no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral – CETI. A reunião foi realizada atendendo a um requerimento do vereador Bosco Rodrigues, subscrito e aprovado por unanimidade.
Os vereadores presentes abdicaram do pequeno expediente, a fim de possibilitar mais tempo para a população se manifestar, desta forma, o presidente em exercício, Richardson do Mutirão, passou direto para a tribuna cidadã, abrindo espaço para que as pessoas apresentassem suas reivindicações.

professora Mônica Santos
Professora Mônica Santos

– A moradora do Bairro Jauary 2, professora Mônica Santos, falou sobre os transtornos causados à população, pela lixeira que fica no Bairro, por isso pediu providências.

– O presidente do Conjunto Cidadão, Guilherme Almeida, pediu providência para a melhoria da iluminação pública e da coleta de lixo.

– O morador do Bairro Tiradentes, Erimar Lopes, reclamou da iluminação pública e da constante queda de tensão da energia fornecida para o Bairro, relatou que já teve prejuízos com aparelhos elétricos queimados. Além disso, ele questionou sobre a falta de higiene em alguns setores do Hospital José Mendes.

Rafael Assunção

O Professor do CETI, Rafael Assunção, reivindicou melhorias para as ruas que estão esburacadas; para a coleta de lixo em geral, sugerindo inclusive, a adoção de coleta seletiva. Pediu também a construção de mais quadras de esportes para a população, sobretudo para os jovens.

– A presidente do Bairro de São Cristóvão, Eliana dos Santos, falou que seu bairro está esquecido, que só é lembrado em época de eleição.

– A presidente do Bairro Araújo Costa, Ivete Tenório, parabenizou os vereadores pela iniciativa em realizar a sessão itinerante, depois, pediu providências para alguns becos do Bairro, como o Ita 2. Falou da quadra de esporte que está abandonada e precisando de reforma, que antes era muito utilizada pelos moradores.

Jim Keules

– O morador do Bairro Jardim Adriana, Jim Keules, pediu a construção da ponte que liga o Bairro à cidade. Abordou também sobre o desvio, que está servindo como acesso provisório, segundo ele, devido às péssimas condições, está havendo conflitos na hora de passar por lá, pois, só pode ir ou vir, um veículo de cada vez.

– Outro morador do Bairro Jardim Adriana, Jorge Augusto, pediu asfaltamento para as ruas, melhoria no serviço de limpeza pública e construção de locais para a prática de esportes.

– O comunitário Vanderlei Xavier, falou da precariedade do atendimento no Hospital José Mendes e sugeriu que haja separação de adultos, idosos e crianças, que atualmente ficam todos juntos. Ele pediu também iluminação e revitalização do Bosque das Seringueiras.

Marcondes Miranda

– O presidente do Bairro Santo Antonio, Marcondes Miranda, disse que a atual gestão municipal, já vai completar dois anos sem fazer praticamente nada. Falou da falta de medicamento e materiais básico no hospital e denunciou que está acontecendo muitos casos de diagnósticos errados, inclusive, citou exemplos.
Lamentou que o município não tenha projetos sociais, esportivos e culturais para os jovens, que por isso, estão entregues às drogas, bebidas e prostituição.

– O vereador Francisco Rosquilde disse que a atual Câmara de Itacoatiara tem um diferencial, de não ficar calada e citou seu exemplo, que mesmo pertencendo ao Partido que governa o município atualmente, ele não tem deixado de fazer as cobranças necessárias. Relembrou o caso das compras superfaturadas da cozinha do Hospital, que culminou com a demissão do Secretário Municipal de Saúde, a seu pedido.
Rosquilde revelou que na atual gestão municipal tem muitos puxa sacos, que fazem relatórios falsos, nos quais, lamentavelmente, o prefeito confia, o que tem feito vários profissionais, competentes, serem demitidos injustamente.
O Vereador também falou sobre a demora da Prefeitura, em resolver os processos licitatórios, para os serviços de auxílio funeral e de limpeza pública.
Rosquilde finalizou adiantando que na próxima semana vai apresentar requerimento indicativo ao Governo do Estado, para a concessão dos títulos definitivos dos terrenos do Conjunto Cidadão.

– A vereadora Cheila Moreira falou que nem tudo é fácil como parece na vida pública, principalmente entre a vontade de fazer algo e os empecilhos e dificuldades, para que aquilo realmente aconteça.
Cheila lembrou que ela, o prefeito e o vereador Rosquilde residem no Bairro Jauary e nem por isso o Bairro está “bombando”.
Falou que o vereador ou vereadora não pode, legalmente, fazer uso do seu salário para aplicar em obras públicas.
Cheila explicou as competências do Poder Executivo e do Poder Legislativo.
Disse que há coisas que não se pode cobrar do prefeito, entretanto, que a questão do Hospital, da educação e outros, cuja responsabilidade é do município pode e deve ser cobrado, pois poderia ser feito mais do que é feito hoje.
Finalizou enfatizando que na atual gestão municipal, há secretários que já deveriam ter saído.

– O vereador Richardson do Mutirão fez questão de enfatizar que os vereadores chegaram a sugerir o cancelamento da sessão itinerante, devido a tragédia ocorrida com os familiares do presidente Bosco Rodrigues, mas, que o próprio presidente, insistiu para que a reunião fosse realizada, como uma demonstração de respeito ao povo.
Explicou que essas sessões itinerantes serão feitas na cidade, por polos. Citou que já ocorreu no Bairro Mamoud Amed, agora no Tiradentes e que a próxima deverá ser no Jauary.
Detalhou as várias atividades que a Câmara vem fazendo em favou do povo, portanto, que não está parada. Que o presidente Bosco tem conduzido os trabalhos com muita competência e determinação.
Falou sobre o orçamento impositivo municipal e depois agradeceu a presença e a participação de todos, assegurando que as reivindicações serão encaminhadas, através de requerimentos e que serão dadas respostas aos presentes.

Clique para exibir o slide.Fonte: CMI -> http://cmi.am.gov.br/resumo-da-sessao-itinerante-14-de-junho-ceti/

Mostre mais

Deixe seu Comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios