Política

Resumo da Sessão do dia 30 de outubro de 2018

Na sessão do dia 30 de outubro de 2018, o tempo da tribuna cidadão foi utilizado pela senhora Maria Noêmia Oliveira, moradora do Bairro Mamoud Amed que, em nome dos moradores, pediu apoio dos vereadores para conseguir a construção de uma feira do produtor que sirva também para exposição de produtos artesanais para venda. Ela justificou que dessa forma muitas famílias, que hoje estão desempregadas, terão um local para vender seus produtos e assim, poderão ter uma fonte de renda. A senhora Maria Noêmia salientou que já existe uma área de terra, dentro do Bairro, que poderá ser utilizada para a construção da sonhada feira.

– O vereador Bernardo Santiago disse que a população veio fazer suas reivindicações na Câmara, porque é a casa do povo. Ele assegurou seu apoio para a reivindicação do Bairro Mamoud Amed.
Bernardo adiantou que vai falar com o Secretário Municipal do Interior, pedindo para ele colocar mais uma condução, ônibus de preferência, pois no caminhão há muitas mulheres e idosos que tem muita dificuldade de embarcar. Segundo ele, o caminhão ficaria para o transporte dos produtos.

– O vereador A. I. Netto concordou que o Bairro Mamoud Amed realmente precisa de uma feira. Ele disse para a dona Maria Noêmia, que a Câmara, com recursos das emendas impositivas, vai enviar ao Prefeito um documento com o projeto já aprovado, para que seja realizada a construção da feira.
Netto depois falou que teve acesso à Lei Orçamentária Anual – LOA e à Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, do ano de 2019, que viu equívocos e vai indicar algumas alterações, a fim de que sejam corrigidos antigos erros e vícios.

– O vereador Ney Nobre assegurou seu apoio aos moradores do Bairro Mamoud Amed e disse que tudo aquilo que estiver dentro da legalidade a Câmara vai ajudar.
Lembrou que no Centro de Eventos há uma área que pode ser usada para uma feira, como o estacionamento, que atualmente está utilizado pelas auto escolas.
Falou do péssimo serviço de manutenção dos ar condicionados, feitos pela empresa contratada pela Prefeitura. Disse ainda que a saúde no município está sendo tratada com descaso, onde a secretária não está fazendo seu trabalho. Inclusive suspendeu o atendimento rural. Que o povo tem reclamado muito e por isso ele não vai aceitar, porque foi eleito para defender os interesses do povo.

– O vereador Neguinho da Z-13 disse que também vai apoiar os moradores do Bairro Mamoud Amed, na construção da feira. Que eles podem contar com seu empenho e da Câmara também.

– O vereador Joanilson Mendes parabenizou os moradores do Bairro Mamoud Amed pela reivindicação da feira. Ele falou que é favorável às feiras itinerantes, com envolvimento de várias secretarias e reeducando os moradores, adotando revezamento, para ficar dois dias em cada bairro, como forma de melhorar a vida dos produtores, criando oportunidade de renda para todos os bairros. Para isso é importante aproveitar as emendas destinadas pelos deputados.
Joanilson abordou novamente sobre a problemática da dificuldade de acesso a água potável na zona rural.
Também sobre a necessidade de a Prefeitura construir casas para abrigar os professores que trabalham na zona rural, além da construção e manutenção de Postos de Saúde, para atendimento das várias comunidades da zona rural, que precisam ter acesso pelo menos ao atendimento básico.

– O vereador Francisco Rosquilde disse que também vai apoiar os moradores e artesões do Bairro Mamoud Amed, na luta pela construção da feira.
Ele adiantou que vai apresentar requerimento para homenagear os jogadores de futebol, que atuaram e fizeram história no passado, nas décadas de 1980 e 1990, em nossa cidade. Ele entende que isso é um forma de reconhecimento e de fazer justiça, a fim de que essas pessoas não fiquem no esquecimento. Adiantou que em outro momento vai fazer homenagens aos atletas de outras modalidades esportivas.

– O vereador Arialdo Guimarães disse que não poderia deixar de parabenizar o ex-candidato Fernando Haddad, pelo fato de ter reconhecido a vitória do presidente eleito Jair Bolsonaro. Disse que vai torcer para que ele faça um bom governo, da mesma forma como espera que o governador eleito Wilson Lima, reconheça os votos recebidos em Itacoatiara e trabalhe pelo povo.
Lembrou que o governador Amazonino Mendes vai deixar o Estado com recursos em caixa para que ele comece de forma mais tranquila a sua administração.
Sobre a feira do bairro Mamoud Amed, Arialdo disse que primeiro é preciso legalizar o terreno, para depois construir a feira.
Lembrou que outros bairros também precisam de feira e que até agora o Jauary ainda não teve uma solução, para a feira que funciona na Rua Aquilino Barros.

– O vereador Bosco Rodrigues falou da visita que foi feita hoje pela manhã ao Hospital José Mendes e à secretaria de saúde. E mostrou a reportagem que foi realizada pelo Programa Itacoatiara Acontece.
Em seguida ele destacou a forma gentil como foram recebidos pela diretora do Hospital e sua equipe.
Sobre a falta de lençóis foi detectado que há suficiente, o problema está na lavanderia que tem apenas uma máquina funcionando e a outra está com defeito, pois são muito antigas, desde o tempo da construção do hospital na década de 1970.
O problema dos ar condicionados é devido os aparelhos serem velhos e obsoletos, mas, foi dito que já está em processo de licitação par a compra de novos aparelhos.
Bosco ressaltou que há a boa vontade da diretora do Hospital e da secretaria de saúde, entretanto tem coisas que não dependem dela, por isso, ele entende que o prefeito precisa agir mais e tomar as devidas providencias com agilidade.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios