Política

Resumo da Sessão do Dia 29 de Outubro de 2018

Na sessão do dia 29 de outubro de 2018 a estudante Alaene Fernanda dos Santos Rodrigues usou a tribuna cidadã, para falar da dificuldade de acesso à água potável, na região do entorno da Comunidade São Jorge do Muirapucuzinho, de forma especial, foi pedir ajuda para o comunitário Pedro Alves da Silva, de 65 anos que, por motivo de saúde, tem limitações para se locomover e percorrer cerca de meio quilômetro, até o ponto mais próximo, de acesso a uma fonte de água, que por esse motivo chega a passar 3 dias sem tomar banho.
Com a ajuda de uma reportagem do Programa Itacoatiara Acontece, feita pelo vereador presidente Bosco Rodrigues, a estudante Alaene pode mostrar aos presentes, a triste situação do senhor Pedro e sua esposa Maria Sandra que, com muita luta, carrega água todos os dias para os afazeres domésticos.
A estudante Alaene revelou que ela, os comunitários e o Programa Itacoatiara Acontece, resolveram fazer uma rifa, para custear as despesas de perfuração de um poço artesiano, que vai servir ao senhor Pedro e também a outros comunitários, que também precisam de água potável.

– O vereador Joanilson Mendes lamentou que em plena Amazônia ainda haja pessoas que sofram com a falta de água potável. Disse que a Prefeitura precisa fazer mais pelas pessoas. Ele argumentou que é preciso que seja verificado o que o SAAE está fazendo, a fim de resolver esses problemas e o que há de planejamento para o ano de 2019, não apenas para a cidade, mas também, para a zona rural.
Depois disso Joanilson falou um pouco sobre resultado do segundo turno da eleição, onde foram definidos o novo Governador do Estado e novo Presidente da República.

– O vereador Bosco Rodrigues parabenizou pelo seu aniversário, o senhor Aldenor Mendes, que estava presente na galeria.
Depois parabenizou o Governador eleito Wilson Lima pela vitória no segundo turno das eleições desse ano, mas, ressaltou que trabalhou para o candidato Amazonino Mendes, por acreditar que seria o melhor para o nosso Estado. Entretanto, desejou sucesso ao novo Governador.
Bosco também parabenizou a estudante Alaene e sua família, por estarem lutando pela melhoria da qualidade de vida do senhor Pedro. Disse que fica triste em saber que, mesmo Itacoatiara tendo sido contemplada com 18 poços artesianos, através do programa Água para todos, nada tenha se concretizado até agora.
Ele agradeceu a todos àqueles que junto com ele trabalharam pela candidatura de Amazonino Mendes, especialmente à vereadora Cheila, que se mostrou, mais ainda, uma pessoa digna de confiança, ela e o deputado Sinésio Campos.
Falou sobre a situação dos moradores do assentamento Amazonino Mendes, adiantando que apresentaria, ao prefeito Peixoto, um projeto de desapropriação daquela área, por interesse social, que vai contar com o apoio de todos os vereadores.
Finalizou falando sobre a emendas impositivas municipais, que pela primeira vez na história de Itacoatiara, os vereadores poderão destinar um valor para determinada obra. Ele revelou que serão, 75 mil reais para cada vereador indicar, sendo que a metade desse valor deve ser para obras ou atividades relacionadas à área da saúde.
– O vereador A. I. Netto fez um rápido relato, citando os números finais da apuração em Itacoatiara, mostrando a votação de Amazonino Mendes na cidade e zona rural.
Ele parabenizou a estudante Alaene pela preocupação e solidariedade para com o próximo e disse que outras localidades na área de várzea também sofrem com a dificuldade de acesso à água potável. Disse que há comunidades que ficam distante a mais de um quilômetro do ponto de acesso à água.
Sobre os resultados das eleições, ressaltou o legado deixado pelo Governador Amazonino Mendes, destacando a UEA e falou que tudo na vida se renova e disse que é a favor da renovação, que a vontade e decisão do povo deve ser respeitada.
– O vereador Ney Nobre também destacou o problema da dificuldade de acesso à água potável em várias comunidades, na região das vicinais da Rodovia AM 010, assim como nas áreas de várzea e ilhas.
Criticou os secretários municipais que não trabalham com empenho pelo povo, enfatizando que é preciso que os agentes públicos entendam que são empregados do povo e para ele devem trabalhar.
Disse que o SAAE não está trabalhando como deveria.
Ney alertou o prefeito Peixoto para rever o seu secretariado, a fim de trocar aqueles que não estão trabalhando.
– A vereador Cheila Moreira falou do resultado das eleições do segundo turno. Disse que acompanhou os discursos dos eleitos, Governador e Presidente e viu coisas positivas que espera que sejam concretizadas, como no caso do presidente eleito Bolsonaro, que disse que vai descentralizar mais os recursos para Estados e Municípios. Da parte do governador eleito Wilson Lima, disse que gostou de ouvir que ele vai formar sua equipe baseado na competência e não, simplesmente, porque levantou a bandeira na campanha. Ela destacou que vai acompanhar e cobrar o cumprimento das promessas.
Cheila também parabenizou a estudante Alaene pela iniciativa e solidariedade.
– O vereador Bernardo Santiago agradeceu ao governador Amazonino Mendes por todas as obras realizadas o município de Itacoatiara, ao longo de seus mandatos. Depois parabenizou o Governador Eleito Wilson Lima, destacando que trabalhou por ele, que não fez uma campanha melhor devido à falta de recursos.
Disse que vai conversar com o secretário municipal do interior para resolver o problema de falta d’água na Vila do Batista.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios