Resumo da Sessão do Dia 29 de maio

Na sessão do dia 29 de maio de 2018, o vereador A. I. Netto, utilizando recursos em Datashow, apresentou um pequeno documentário expondo aquilo que foi debatido no simpósio internacional, sobre o manejo sustentável do jacaré, onde ele e o vereador Bosco Rodrigues, estiveram presentes, no início do mês de maio, na Argentina.
Netto destacou que o manejo já é uma realidade nos 65 países, que mandaram representantes para o evento. Nesses países, eles já ganham dinheiro com a criação e manejo do jacaré.
Ressaltou que, embora aqui no Brasil, sobretudo, no Amazonas, ainda não tenhamos aprovado de forma ampla o manejo e criação de jacaré, nos países que participaram do evento, já estão gerando emprego e renda com o jacaré. Enquanto que aqui, além de não se ganhar nada, ainda se perde, em média, 45kg de peixe, por dia, por jacaré existente. Peixe que poderia ser consumido pelas pessoas.

– O vereador Francisco Rosquilde parabenizou os vereadores Bosco Rodrigues e A. I. Netto, pela participação no simpósio sobre o manejo do jacaré, onde foi comprovado que muitos países já estão a nossa frente no assunto manejo do jacaré.
Ele abordou ainda sobre os serviços de auxílio funeral e de traslados de corpos, de Manaus para Itacoatiara, que não estão sendo feitos pela Prefeitura do nosso município. Disse que vai procurar saber o que está acontecendo, pois é de seu conhecimento, que a licitação para esse serviço já foi concluída há um mês.
Revelou que está chateado, pois, isso não deveria estar acontecendo em um município como o de Itacoatiara. Rosquilde relatou que teve que ajudar uma família e que ligou para o prefeito Peixoto, que prometeu resolver o caso e retornar a ligação, entretanto, para seu desapontamento, o Prefeito não retornou a ligação.

– O vereador Richardson do Mutirão reiterou o discurso do seu colega Francisco Rosquilde, a respeito dos serviços funerários que a Prefeitura não está pagando.
Richardson falou também sobre o fato de que, a maioria dos recursos que estão vindo para Itacoatiara, oriundos de emendas parlamentares e do Governo do Estado, são resultados do trabalho dos vereadores, que foram a Manaus, à Sede do Governo, às Secretarias Estaduais, à Assembleia Legislativa e até em Brasília em busca de recursos para Itacoatiara.
O vereador disse achar estranho, que passado uma ano e cinco meses de sumiço, o vice prefeito reaparece, como num passe de mágica, com um gabinete itinerante, visitando os bairros, procurando ouvir o povo, para saber das suas demandas, como se isso já não fosse de conhecimento público, pois os vereadores tem feitos constantes pedidos que não foram atendidos.
Richardson relembra que o povo cobra os vereadores, no entanto, não se pode fazer aquilo que é de responsabilidade do Poder Executivo, no caso o Prefeito.
O Vereador destacou que o vice prefeito postou em redes sociais que “tem a caneta, mas, não tem a tinta”, ou seja, não pode fazer nada. E o Vereador questionou: se o vice prefeito, que é a segunda pessoa do Poder Executivo, diz que tem a caneta, mas não tem a tinta, imaginem então os vereadores.

– O vereador Ney Nobre parabenizou o vereador Richardson pelo seu discurso, dizendo que o apoia totalmente, em tudo que ele falou.
Ney disse que o povo já está cheio e cansado de desculpas e palavras bonitas. O Vereador revelou surpresa, pois, parece que ressuscitaram depois de 18 meses de sumiço. Lembrou que logo no começo, fizeram discursos bonitos e depois sumiram, para reaparecer só agora.
O Vereador ressaltou que o Vice – Prefeito não tem responsabilidade com Itacoatiara, pois, nem daqui ele é. Que só reapareceu agora, porque está querendo voto para si ou para algum deputado.
Ney disse que essa administração prometeu tanto, mas, não fez nada pelo povo. Lamentou que esteja havendo uma grande divisão no Poder Executivo.
Finalizou reiterando que todas as emendas parlamentares foram conseguidas pelos vereadores e, teme que, apesar do esforço, se percam esses recursos, pois, ainda falta a Prefeitura fazer a sua parte, para que as verbas venham e sejam aplicadas.

– O vereador Gutemberg Brito pediu que seus pares votem favorável ao Projeto de Lei, que ele apresentou, tornando Entidade de utilidade pública o Instituto de Amparo a Mulher Itacoatiarense – IAMI, que é formado, em sua maioria, por Assistentes Sociais e visa trabalhar pelo bem estar das mulheres.
Lamentou que o Poder Executivo Municipal já esteja fazendo novas promessas, sem ter cumprido as feitas anteriormente.
Gutemberg citou as várias emendas parlamentares, de senadores e deputados federais, destinadas para Itacoatiara, mas que podem ser perdidas pela falta de interesse do Prefeito.
O Vereador pediu que o prefeito Peixoto possa dar mais atenção para esses recursos, pois, segundo Gutemberg, parece que o Prefeito está brincando com o povo.
Gutemberg finalizou dizendo que nosso município está todo irregular, sobretudo no CAUC, que é o Cadastro Único de Convênio, justamente pela falta de prestação de conta de forma correta de verbas recebidas.

Fonte: CMI -> http://cmi.am.gov.br/resumo-da-sessao-do-dia-29-de-maio/

Mostre mais

Deixe seu Comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios