Resumo da Sessão do Dia 28 de Maio

Na sessão do dia 28 de maio de 2018, o líder comunitário, Manoel Pereira, da Comunidade são João do Chocolateira, ocupou a tribuna cidadã para agradecer o vereador Joanilson Mendes e aos demais vereadores, por terem aprovado e incluído no Calendário de Eventos, o Festival de Música Rural – FEMUR, que agora passará a ser chamado de Festival de Música do Rio Arari. Ele disse que esse festival é muito importante para as comunidades daquela região, citou inclusive que, é como se fosse o FECANI do Rio Arari.

– O vereador A. I. Netto falou sobre a audiência pública realizada no último dia 25, que tratou sobre a regulamentação do transporte fluvial no Estado Amazonas. E também sobre a reunião na Capitania dos Portos. Netto criticou os altos valores que os proprietários precisam gastar para legalizarem suas embarcações. Além disso, o Vereador adiantou que iria apresentar requerimento indicativo, para que a Prefeitura possa disponibilizar duas balsas, para servir de apoio no embarque e desembarque de cargas e passageiros, de barcos que naveguem no município.

– O vereador Neguinho da Z-13 relatou que foi chamado pelos pescadores e feirantes que trabalham na Feira do Jauary, a fim de resolver um impasse entre eles e a Prefeitura de Itacoatiara, que está providenciando um local, no próprio bairro, para que eles saiam de lá. Neguinho disse que argumentou com o Prefeito, que esse não é um bom momento para fazer essa mudança, pois é o tempo do Jaraqui e que os pescadores e feirantes vão oferecer resistência para saírem de lá.

– O vereador Francisco Rosquilde relatou sobre a reunião ocorrida na manhã desse dia 28 de maio de 2018, na sede da Capitania dos Portos de Itacoatiara, onde participaram vários vereadores, quando foi sugerido que seja pedido a isenção da taxa de inscrição, para vistoria de embarcações e que o próximo curso para habilitação de marítimos, seja direcionado aos tripulantes das embarcações que estão buscando a regularização.
Depois, Rosquilde fez críticas ao IMTT, dizendo que é fácil multar, difícil é ser parceiro e apresentar soluções para os problemas.
Finalizou dizendo que concorda com o vereador Neguinho, quanto a situação dos feirantes e pescadores do Jauary.

– O Vereador Joanilson Mendes também fez referência à audiência ocorrida no último dia 25 de maio de 2018, sobre o transporte fluvial. Ele disse que não se pode deixar passar a oportunidade e incluir na discussão, a situação das embarcações que vem das comunidades como Rio Arari. Justificou que a Capitania precisa cobrar o que está escrito na cartilha, entretanto, deve analisar se essas exigências não causarão problemas maiores, pois, segundo o Vereador, poderá ocorrer que, na falta das embarcações que façam o transporte de cargas e passageiros, as pessoas poderão pegar seus motores rabetas, para irem e virem com cargas e passageiros para a cidade, correndo risco de naufrágios e mortes.
Joanilson pediu melhorias para os locais onde as embarcações regionais fazem o embarque e desembarque.
Finalizou parabenizando a jornalista Mayra Dias, pela conquista do título de Miss Brasil 2018.

– O vereador Gutemberg Brito falou da postura política do saudoso senador Jeferson Peres.
Depois citou a inauguração do CETI e o fato de essa inauguração, ter proporcionado uma limpeza, de última hora e rápida, do Bairro Tiradentes. Partindo desse pressuposto, o Vereador disse que seria bom que houvesse toda semana uma inauguração dessa em vários pontos da cidade.
Disse que está chegando o período da caça aos votos e os candidatos ou seus emissários, vão começar a chegar para conversar com a população e fazer novas promessas.
Finalizou instigando e incentivando os colegas Bosco e A. I. Netto a se candidatarem a outros cargos, que não sejam o de vereador, a fim de serem alternativas e opções para os itacoatiarenses.

– O vereador Bosco Rodrigues agradeceu ao seu colega de partido, Gutemberg Brito, pela referência ao seu nome e disse que os demais colegas também podem ser opções.
Apresentou votos de pesar aos familiares da senhora Amazonila Rodrigues, pelo seu falecimento.
Em seguida, Bosco relatou que esteve com o Capitão dos Portos, a fim de tratar sobre a organização da navegação no município, adiantando que vai pedir uma audiência pública para tratar do assunto. Disse ainda que vai solicitar que o porto de Itacoatiara seja repassado, para ser administrado pela Prefeitura e que sirva para o embarque e desembarque de cargas e passageiros, das comunidades rurais de Itacoatiara e municípios vizinhos.
Bosco citou o bom exemplo de Parintins, que vai inaugurar um novo terminal de passageiros.
Finalizou parabenizando o Moto Clube Anjos Urbanos, pela realização do terceiro encontro de motociclista em Itacoatiara. Entretanto, o Vereador fez um protesto contra o abandono do Centro de Eventos e contra a o Prefeito e sua equipe, que insistem em realizar e autorizar a realização de eventos, na Quadra Herculano de Castro e Costa e arredores, causando transtorno com a interdição de ruas, enquanto o Centro de Eventos, que é o local ideal para isso, fica abandonado, custando o dinheiro do contribuinte para mantê-lo.

– O vereador Alcimar Filho também disse não se conformar com o fato de o centro de eventos ficar abandonado e não ser utilizado, para os grandes eventos que ocorrem na cidade. Sendo utilizado apenas para a realização do FECANI, ficando ocioso durante o restante do ano. Alcimar disse que apoia e concorda com o protesto do presidente Bosco Rodrigues.
– Sobre a desculpa apresentada pela Prefeitura, para a não realização de aulas na zonas rural, devido à falta de combustíveis para o transporte escolar. Alcimar disse que é inconsistente, pois, é de seu conhecimento que não está faltando combustíveis para venda nos postos de Itacoatiara, nem na cidade e nem no interior. Ele disse que estão fazendo de “costas largas” a greve dos caminhoneiros.

– O vereador Marcos Rodrigues denunciou mal tratos sofridos por um cadeirante, nos dia 21 de maio passado, no Hospital José Mendes, que chegou com pressão arterial alta, pediu socorro e demorou para ser atendido e, que por esse motivo, teria caído e ferido seu rosto no chão. Marcos citou o nome do Dr. Aldo e o acusou de péssimo atendimento.

– O vereador Bernardo Santiago parabenizou a jornalista Mayra Dias pela conquista do título de Miss Brasil 2018, disse que acompanhou uma entrevista concedida ao apresentador Amaury Júnior, onde ela cita que é de Itacoatiara.
Após isso, Bernardo disse que está revoltado com o que está acontecendo com os transportadores escolares do município, que tem tantos descontos em seus pagamentos, pois o máximo que recebem por mês é 300 reais. Bernardo sugeriu que seja chamado o responsável pelo transporte escolar municipal, a fim de dar explicações aos vereadores.
Finalizou reiterando que está revoltado com a humilhação que estão fazendo com os transportadores escolares.

Fonte: CMI -> http://cmi.am.gov.br/resumo-da-sessao-do-dia-28-de-maio/

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe seu Comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios