Resumo da Sessão do dia 25 de Junho

Na sessão do dia 25 de junho de 2018, a tribuna cidadã foi utilizada por duas pessoas. Primeiro foi o médico, Dr. Aldo José Macêdo, que pediu para se manifestar a respeito das críticas feitas a ele pelo vereador Marcos Rodrigues. O Médico disse que desconhece e nega ter tratado mal algum paciente. Disse que não esqueceu seu juramento, inclusive, fica, as vezes, sem almoçar, para poder atender as pessoas. Ele, entretanto, pediu desculpas, caso tenha ofendido ou atendido mal algum paciente. Dr. Aldo aproveitou para falar dos salários dos médicos, que estão sendo pagos com atrasos e de forma parcelada.
– Outro a ocupar a Tribuna foi o vice-presidente da Dança de Quadrilha “Os Caboclinhos na Roça”, do Bairro do Jauary, Eliezer Barros, que narrou um pouco da história dos Caboclinhos, que teve início na década de 1960, por incentivo de Dom Jorge Marskell. Eliezer também enfatizou as dificuldades enfrentadas pelo grupo, como local para ensaios. Ele agradeceu a vereadora Cheila pela Moção de Aplauso apresentada.

– O vereador Joanilson Mendes parabenizou o senhor João Pires pela passagem do seu aniversário, destacando a sua assiduidade às sessões da Câmara.
O Vereador também parabenizou os integrantes da Dança dos Caboclinhos, pelos 50 anos de existência.
Joanilson destacou que diante da violência e falta de segurança de alguns lugares, seria interessante que as quadras das escolas, pudessem abrir espaço, além das práticas esportivas, também para o ensaio dos grupos folclóricos.
Ele ainda falou sobre a realização do 12° FEMUR, que é o Festival de Música do Rio Arari, que aconteceu no último dia 23 de junho, na Comunidade São João do Chocolateira, que teve 10 músicas concorrentes inéditas que, segundo Joanilson, apresentaram enredos criativos e coerentes, não deixando nada a desejar em ralação às músicas apresentadas no FECANI. Entretanto, ele reconhece que precisa de mais estrutura e apoio, para melhorar a parte técnica.

– A vereador Cheila Moreira falou da importância da Dança Os Caboclinhos para o Bairro do Jauary e parabenizou as famílias Castro e Serrão, pela persistência em favor da cultura. Ele adiantou que no dia 22 de agosto vai homenagear as duas Quadrilhas, por ser o dia do Folclore.
Sobre o salário dos médicos, disse que os vereadores vão verificar porque não estão sendo pagos regularmente. Ela ressaltou porém, que os médicos devem fazer uma autocrítica, a fim de analisar de que forma estão atendendo aos pacientes.

– O vereador Francisco Rosquilde parabenizou Os Caboclinhos e sugeriu, caso seja do interesse da sua diretoria e dos seus integrantes, a apresentação de um Projeto de Lei, para tornar-se de Utilidade Pública, pois, dessa forma, segundo o vereador, o grupo poderá receber verba pública, assim como já acontece com a Associação CENTRÃO do Jauary.
Finalizou agradecendo ao presidente Bosco Rodrigues, por ter permitido que a sua assessora Tânia Chantel pudesse participar de um evento em Brasília, sobre educação no campo e que, atualmente ela faz parte do Comitê Estadual de Educação no Campo, ocupando o cargo de presidente.

– O vereador A. I. Netto parabenizou Os Caboclinhos, pelo aniversário de 50 anos. Disse que cada parlamentar tem sua forma de atuação e de ajudar a cultura. Ele lembra que já levou grupos para se apresentar, ele mesmo dirigindo o ônibus. Netto parabenizou a vereadora Cheila e o vereador Rosquilde pelas iniciativas.
Ele também destacou o FEMUR, que foi realizado no último final de semana na Comunidade São João do Chocolateira, que a cada ano cresce, fazendo com que o Rio Arari já seja merecedor de ter um Festival Folclórico, próprio daquela região.
Sobre o Médico, Dr. Aldo José, Netto destacou que sempre terá cuidado com aquilo que for falar. Disse que todos nós cometemos erros e aproveitou para agradecer ao Médico, por ter vindo à Câmara, onde teve a oportunidade de falar a sua versão.
Ele lembrou ainda que já está começando o verão, que por isso, está esperando o tão prometido e esperado trabalho de recapeamento das ruas de Itacoatiara.
Finalizou lembrando da luta dos vereadores em ira a Manaus, para buscar recursos e emendas parlamentares para Itacoatiara.

– O vereador Richardson do Mutirão disse que reuniria com a Secretária Municipal de Saúde, Sra. Keith, a fim de falar sobre o pagamento dos médicos, pois há reclamação de atrasos.
Richardson falou que a outra pauta do encontro com a Secretária, seria sobre uma emenda parlamentar do deputado federal Alfredo Nascimento, no valor de 450 mil reais, que deveria ser para a compra de uma patrulha mecanizada e uma lancha, entretanto, que foi redirecionada para ser aplicada na área de saúde, portanto, ele vai pedir para que seja usado na reforma e ampliação do pronto socorro do Hospital José Mendes.
Ele alertou sobre o surto de sarampo no Estado do Amazonas, que inclusive já foram registrados casos em Itacoatiara.
Falou sobre a Bolsa Universidade que não está sendo paga.

– O vereador Marcos Rodrigues disse que não retira nenhuma vírgula daquilo que falou para o Médico, Dr. Aldo, que assume a sua responsabilidade pelo que foi dito.
Falou que vai respeitar o médico, caso ele trate bem o povo. E lembrou que durante a administração passada, o Dr. Aldo foi demitido do Posto Médico que trabalhava, por causa de reclamações dos pacientes.
Falou que poderá pedir desculpas a ele, entretanto, gostaria que ele tratasse melhor seus pacientes.
Quanto aos salários atrasados, Marcos disse que, se o médico já tivesse vindo antes, para falar do assunto, os vereadores já teriam buscado resolver o problema como forma de ajudar os médicos.
Marcos finalizou dizendo que a cidade abriu as portas para o Dr. Aldo, que por isso, ele deveria tratar melhor o povo e fazer jus ao seu salário.

– O vereador Alcimar Filho disse, sobre a Bolsa Universitária, que é o mínimo de contra partida que o município pode fazer pelos estudantes, mas que não está fazendo e o povo diz que os vereadores não cobram o prefeito, entretanto, ele contesta e afirma que várias cobranças já foram feitas para que o Prefeito faça o pagamento, entretanto, até agora não deu respostas.
Alcimar também parabenizou o grupo de dança Os Caboclinhos, pelos seus 50 anos de fundação.

– O vereador Arialdo revelou que também recebeu uma mensagem, no dia 19 passado, de uma pessoa reclamando que havia sido mal atendida pelo Dr. Aldo José. Arialdo ponderou e disse que não sabia se a denúncia procedia, porém, pediu ao Médico que pudesse atender melhor seus pacientes. Para tratar melhor o povo, pois, a população precisa e merece ser bem atendida.
Depois Arialdo reiterou que a Prefeitura não tem verba para asfaltar ruas, no entanto, ressaltou que, por isso, deve buscar parcerias com o Governo do Estado ou Governo Federal.
Finalizou dizendo que o prefeito Peixoto precisa fazer urgente uma reforma administrativa, mas sem apadrinhamentos.

– O vereador Bosco Rodrigues disse que não gosta de desrespeitar ninguém, que sempre procura tratar as pessoas com respeito. Entretanto, disse ao Dr. Aldo, que também já recebeu algumas queixas do seu atendimento.
O Vereador disse que quando os pacientes são bem recebidos, bem atendidos, já se sentem melhores e mais aliviados.
Bosco agradeceu a homenagem que ele recebeu, de manhã, dos servidores da Câmara e demais amigos e parentes. Revelou que ficou muito feliz pela festa do seu aniversário. Lembrou que é muito difícil festejar o aniversário, depois do falecimento de entes queridos, mas que esse carinho que tem recebido ao longo desses dias, tem o confortado e ajudado ele e sua família a superar a dor em seus corações, destruídos pela perda de 3 entes queridos da família.
Ele parabenizou o vereador Neguinho da Z-13, pela bela recepção dada, na última sexta feira, ao Ministro da Pesca, o que demonstra a grande liderança que tem junto aos pescadores.
Sobre o pagamento dos médicos, Bosco adiantou que vai verificar porque não está sendo pago de forma regular.
Bosco finalizou dizendo que está passando da hora de o prefeito Peixoto mostrar atitude. Ele entende que o município pode não ter recursos para asfaltar as ruas, mas tem para realizar outras coisas, entretanto, reiterou que, aquilo que falta ao Prefeito é mais atitude de cobrar de seus secretários a realização de serviços. Disse que não dá para aguentar a incerteza das licitações que nunca concluem, como por exemplo, o caso dos serviços de auxílio funeral.
Finalizou falando do trabalho dos deputados Cabo Maciel e Alfredo Nascimento.

Clique para exibir o slide.Fonte: CMI -> http://cmi.am.gov.br/resumo-da-sessao-do-dia-25-de-junho/

Mostre mais

Deixe seu Comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios