Resumo da Sessão do dia 19 de Junho

– A vereadora Cheira Moreira falou sobre as Feiras de nossa cidade, particularmente, sobre a do Produtor Rural e a do Bairro do Jauary, disse que não devem ser expostos produtos na rua. A Vereadora lembrou que o diálogo ainda é a melhor opção para ninguém sair perdendo. Ressaltou que Itacoatiara precisa de organização, que a Prefeitura deve conversar com os envolvidos das feiras, pois são “N’s” coisas que precisam ser discutidas, para se chegar a um consenso. Cheila finalizou destacando que é favorável que não se exponham coisas nas rua, fora das feiras.

– O vereador Francisco Rosquilde, abordando sobre a questão das feiras do Produtor e do Jauary, falou que também é favorável que se escute o povo, a fim de saber a sua vontade. Ele disse que deve haver o diálogo, pois, quando não se tem condições de dialogar, geralmente usa-se a força, o que é prejudicial ao estado democrático de direito. É preciso tratar com jeito e respeito nossos produtores e pescadores.
Rosquilde finalizou lamentando que a Prefeitura ainda não tenha feito uma homenagem ao produtor Jurandir Nunes de Lima, dando o seu nome a Feira do Produtor Rural, pois, segundo Rosquilde, Jurandir, quando em vida, foi um das pessoas que mais lutou para que existisse a Feira do Produtor.

– O vereador Bernardo Santiago fez referência a festa da Comunidade São João do Chocolateira que já está acontecendo e vai encerrar dia 24 de junho de 2018.
Depois elogiou a atitude do vice prefeito Gustavo Braz, que visitou a Vila do Batista e conseguiu várias melhorias para aquela localidade. Pediu que o Vice, continue a realizar esse tipo de ação.

– O vereador Richardson do Mutirão, entretanto, disse que o Vice Prefeito está apenas fazendo lambança. Depois, o Vereador falou que a Comissão de Saúde vai agir com referência ao atendimento no Hospital José Mendes, principalmente contra um médico, que pela sua forma de tratar os pacientes, já foi chamado de cavalo pelo vereador Marcos Rodrigues, com o que, ele, Richardson, afirmou que é obrigado a concordar.
Ele voltou a dizer que o Governador Amazonino Mendes só pega no tranco, ou seja, só faz as coisas mediante pressão popular, destacando que assim mesmo está a Prefeitura de Itacoatiara, citando o caso da Rua Borba, que já começa a apresentar problemas, mesmo antes de a obra ter sido concluída.

– O vereador Marcos Rodrigues falou o nome do médico, disse que se chama Aldo, ressaltando que o mesmo não tem um mínimo de consideração com os pacientes. Marcos voltou a chamá-lo de cavalo, pela forma como trata as pessoas.
O Vereador lembrou que na administração passada esse médico Aldo foi demitido, que na atual gestão foi contratado de novo. Marcos encerrou questionando: quem está protegendo-o e cadê o juramento de médico que ele fez?

– O vereador Neguinho da Z-13 adiantou que na próxima quinta-feira, dia 21 haverá uma reunião com os pescadores e feirantes da Feira do Jauary, a fim de conversar sobre o assunto da transferência deles para outro lugar.

– O vereador Ney Nobre disse que o Vice Prefeito ressuscitou, que ele caiu de para quedas na cidade, por isso tem mais é que trabalhar.
Abordou sobre o que está ocorrendo na Rua Borba, lembrou que, há dois meses, ele vem alertando que isso poderia acontecer. Ressaltou que foi pedido o projeto básico do contrato, da Obra na Rua Borba, a fim de saber detalhes para poder cobrar o Poder Executivo Municipal.

– O vereador Arialdo Guimarães defendeu que o Vice Prefeito tem que andar do lado do prefeito e trabalhar junto com ele. Disse que não admite a moeda de troca, ou seja, fazer algum benefício em troca de algo.
Ainda sobre o Vice, o Vereador sugeriu que o prefeito Peixoto pudesse nomeá-lo para uma secretaria municipal, pois dessa forma ele poderia ser mais útil.
A respeito das redes de esgoto, Arialdo pediu que a Prefeitura faça pelo menos o serviço de desobstrução daqueles já existentes, visto que, diz não ter verba para a construção de novos esgotos.
Finalizou orientando a Câmara, através da Comissão de Saúde, exigir a saída do médico Aldo.

– O vereador Bosco Rodrigues adiantou que vai marcar reunião com o Prefeito para tratar sobre essa falta de comunicação do Executivo Municipal com a Câmara. Lamentou que até agora, o Prefeito ainda não tenha indicado um vereador, para ser seu líder na Câmara. Lembrou que muitas vezes a Prefeitura manda projetos para que sejam votados às pressas, sem dar tempo de os vereadores fazerem uma análise mais detalhada.
Bosco também lembrou que há várias emendas parlamentares na iminência de serem perdidas, pela falta de interesse da Prefeitura, citou como exemplo algumas para a saúde.
Sobre o médico Aldo, Bosco pediu que a Comissão de saúde possa dar uma resposta de imediato e exigir a saída dele, a fim de que seja substituído imediatamente.

– O vereador Alcimar Filho ressaltou que o povo já vem observando e avaliando a forma como o nosso município vem sendo administrado. Destacou que Itacoatiara está engessada, devido a irregularidades, para receber recursos federais, que isso é prejudicial.
Alcimar disse que, mesmo com poucos recursos é possível a Prefeitura fazer coisas que, atualmente, não estão sendo feitas. Fez uma comparação: é como se a atual administração estivesse varrendo as sujeiras para debaixo do tapete.
Finalizou dizendo que já está mais do que na hora de o prefeito Peixoto fazer uma reforma administrativa.

– O vereador Joanilson Mendes, começou seu discurso parafraseando William Shakespeare, dizendo que há mais mistério nas licitações da prefeitura, do que possa imaginar nossa vã filosofia.
Depois ele elogiou a atitude do secretário Bertoni, que atendeu um pedido dos vereadores e foi até o local danificado da Rua Borba, para conversar com a população.
Joanilson também falou sobre a festa da Comunidade São João do Chocolateira, onde vai acontecer o 12° Festival de Música Rural – FEMUR.
Destacou o trabalho que os técnicos do IFAM de Manaus estão fazendo no interior de Itacoatiara e agradeceu a Prefeitura pelo apoio logístico.

Fonte: CMI -> http://cmi.am.gov.br/resumo-da-sessao-do-dia-19-de-junho/

Mostre mais

Deixe seu Comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios