Resumo da Sessão do Dia 14 de Agosto de 2018

Na sessão do dia 14 de agosto de 2018, o presidente do Boi Bumbá Tira Fama, Evaldo Galdino, utilizou a tribuna cidadã para falar a respeito dessa tradicional agremiação cultural, agradecer e também pedir apoio da Câmara, para ajudar a manter a tradição do Boi de rua.

– O vereador Joanilson Mendes falou da importância do Boi Bumbá Tira Fama para a cultura itacoatiarense. Ressaltou que em Itacoatiara tem gente que faz cultura e mantém viva as tradições, referindo-se aos integrantes do “Tira Fama”. Ele recordou da época em que os Bois se apresentavam de casa em casa e lamentou que hoje, pouca gente trabalhe com isso.
Joanilson abordou sobre as pessoas que falam mal do FECANI, em publicações nas redes sociais. Mas que ele tem orgulho de ter nascido em Itacoatiara e se por acaso, aqui não tivesse nascido, sentiria inveja ou, se um dia daqui se mudar, vai sentir muita saudade.
Voltou a enaltecer os responsáveis pelo Boi Tira Fama, que, por serem organizados e prestarem conta corretamente, receberam apoio e selo do Ministério da Cultura. Finalizou pedindo moção de aplauso aos integrantes do Bumbá, pelo belíssimo trabalho desenvolvido.

– O vereador Gutemberg Brito abordou sobre a situação do esgoto do Centro de Ensino de Tempo Integral – CETI, que, no dia da inauguração, foi prometido pelo secretário de estado de educação, Lourenço Braga, que seriam tomadas as devidas providência no dia seguinte, coisa que não aconteceu e, atualmente, o mal cheiro causa transtorno para os alunos e moradores das proximidades, sem contar que os dejetos estão sendo jogados diretos no igarapé.
Gutemberg disse que cabe ao prefeito a conservação das ruas da cidade, o que não impede de o Governo do Estado fazer a sua parte. Ele lembrou que já estamos em meados de agosto, que logo vai chegar setembro e até agora nada de serviço de asfaltamento em nossa cidade e nem previsão para isso, só promessas vazias.
O Vereador lamentou que só haja entraves burocráticos, quando se trata do asfaltamento da cidade ou para resolver a situação precária do hospital, que não tem nem seringa descartável para alguns tipos de procedimento, porque, quando se trata de festas, rapidamente se libera o recurso.
Gutemberg disse que o prefeito Peixoto só se preparou para ganhar a eleição, mas não se preparou para governar o município.
Chamou o governador Amazonino de Insensível e egocêntrico, pois, em pleno ano de eleição não está fazendo nada por Itacoatiara, muito menos nos próximos anos.

– O vereador Ney Nobre falou sobre o edital publicado pelo município de Itacoatiara, para a compra da merenda escolar, que não está priorizando os produtores locais da agricultura familiar. Disse que está prevista a compra de uma grande quantidade de batata doce e apenas uma quantia insignificante de abacaxi, produto que somos os maiores produtores do Amazonas.
Ney disse que vai continuar lutando para mudar essa situação, pois a agricultura familiar precisa ser valorizada. Destacou que há muita falta de interesse das secretarias, que são responsáveis de organizar o setor primário no município.

– O vereador Neguinho da Z-13 parabenizou os integrantes do Boi Tira Fama, recordou que conhece a agremiação há mais de 30 anos.
Depois informou que já está em funcionamento a fábrica de gelo da Z-13 em parceria com o DNIT, em operação na área do novo porto, recém inaugurado e que a fábrica está fornecendo gelo de graça para os pescadores. Ele disse que está feliz, por ser o presidente dos pescadores que conseguiu essa conquista. Agradeceu também aos colegas vereadores pelo apoio.
Finalizou revelando que, apesar de a prefeitura de Itacoatiara não estar concedendo a bolsa universitária, mas que a Colônia Z-13, já tem mais de 30 filhos de pescadores, que estudam na UFAM e UEA, recebendo uma bolsa no valor de 300 reais, que é uma parceria com o Governo Federal.

– O vereador A. I. Netto falou da obrigatoriedade da compra da merenda escolar de pelo menos 30% da agricultura familiar local, entretanto que, os agricultores precisam estar organizados e legalizados, para poderem efetuar as vendas. Disse que, infelizmente, as associações locais ainda não estão com os documentos em dia, para se habilitarem a vender seus produtos. Falou que apenas um estaria próximo de se legalizar.
Sobre as Blitzes que estão sendo anunciadas que vão acontecer, Netto falou que não é contra, porém, argumentou que primeiro é preciso que a cidade seja arrumada, pois, antes das Blitzes é preciso que se faça o dever de casa e arrumar a cidade.
Finalizou dizendo que há uma forma simples de protestar contra o Governador do Estado, caso ele não asfalte a cidade, que é não votar nele.

– O vereador Marcos Rodrigues parabenizou os integrantes do Boi Tira Fama e os enalteceu por virem a Câmara agradecer, diferente da AIRMA, que realiza o FECANI e nunca compareceram à Câmara para prestar conta dos recursos recebidos ou para fazer agradecimentos.
Marcos finalizou narrando um episódio que aconteceu com ele, que parou seu carro próximo ao semáforo do Banco Bradesco e que os agentes do IMTT, de longe, fizeram acenos para ele se retirar de lá. Ele explicou que entende que os agentes precisam fazer o seu trabalho, mas, não daquele jeito, pois não se aproximaram dele para conversar, pois assim viriam que é cadeirante e saberiam que sua parada ali seria rápida.
Marcos disse que achou interessante a rapidez dos agentes em querer que ele saísse de lá, no entanto, já pediu inúmeras vezes para retirarem as carretas estacionadas na rua, próximo à praça da ADEFITA e até agora nenhuma providência foi tomada.
Marcos ainda falou sobre as Blitzes, disse que não é contra, porém concorda com o vereador A. I. Netto, de que é preciso primeiro arrumar a cidade.

– O vereador Alcimar Filho falou que está de acordo com o seu colega Marcos Rodrigues, sobre a abordagem dos agentes do IMTT, que devem tratar todos os cidadão com educação, não porque é vereador ou outra autoridade, pois todos devem ser abordados com respeito, conversando, explicando. Não fazendo abordagem apenas com acenos de longe.
Disse que é de acordo que as fiscalizações sejam contínuas e não passageiras ou esporádicas.
Falou que a Prefeitura tem que dar o exemplo, pois é comum ver garis e outros funcionários sendo transportados em caçambas. Portanto, a fiscalização tem que ser para todos, não apenas para os Mototaxistas.

– O vereador Arialdo Guimarães parabenizou os membros do Boi Tira Fama e lembrou que sua família também de vez em quando se encontra com eles nos festivais. Disse que só faz cultura, só trabalha com o folclore como o boi, quem tem amor.
Falou que reitera o pedido, para a construção de um abrigo onde os estudantes do Conjunto Jacarezinho possam esperar pela chegado do transporte escolar e também o pedido para as empresas OI ou VIVO, instalarem torres de telefonia móvel para os Conjuntos Poranga e Jacarezinho, pois, hoje, o sinal é muito fraco.
Arialdo agradeceu aos colegas vereadores pelo apoio ao pedido de internet grátis nas praças de Itacoatiara.
Sobre as Blitzes, ele concorda que primeiro é preciso arrumar a casa, no entanto, é favorável que sejam feitas, porque estão acontecendo muitos acidentes e não precisa de um período para educação ou esclarecimento, porque há uma Lei que orienta com as normas a serem seguidas.
Finalizou lamentando que Itacoatiara seja uma cidade sem Lei.

– O Vereador Francisco Rosquilde falou sobre o evento que vai acontecer na próxima quinta-feira, dia 16 de agosto na comunidade São João do Araçá, Rio Arari, com a participação de várias entidades, inclusive da Universidade do Uruguai, quando deverá ser criado o primeiro banco de sementes do Estado do Amazonas, visando a perpetuação das espécies. Rosquilde ressaltou que é uma conquista que tem o trabalho da Associação das Mulheres Camponesas.
O Vereador abordou sobre a Lei Maria da Penha, que está completando 12 anos e tem sido importante para coibir muitos excessos e abusos, mas que ainda precisa melhorar, pois, de acordos com estatísticas divulgadas recentemente, 12 mulheres são assassinadas todos os dias e 135 sofrem estupros por dia no Brasil.
Rosquilde disse que é preciso desconstruir essa cultura violenta que acontece no seio da família. Por isso, ele vai propor a criação de um Projeto de Lei Municipal, para instituir a obrigatoriedade do ensino da Lei Maria da Penha aos alunos das escolas municipais.

– O vereador Bernardo Santiago lembrou que tem aviso da Polícia Militar e DETRAN, que as Blitzes vão começar amanhã, dia 15 de agosto.
Ele parabenizou o pessoal do Boi Tira Fama por manter viva a cultura do passado e com isso ajudar muitos jovens a saírem do caminho errado.
Bernardo finalizou garantindo que vai lutar para que os produtores rurais e agricultores familiares possam ser valorizados.

Fonte: CMI -> http://cmi.am.gov.br/resumo-da-sessao-do-dia-14-de-agosto-de-2018/

Mostre mais

Deixe seu Comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios