Política

Resumo da Sessão do Dia 13 de Novembro de 2018

– A vereadora Cheila Moreira abordou sobre a campanha novembro azul, que, na sua opinião esse ano foi muito prejudicada, assim como o outubro rosa, por conta das eleições que ocorreram no mês passado. Apesar disso, Cheila destacou que a Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma programação, com a oferta de vários serviços voltados para a saúde dos homens, como exames de rotina, palestras e que também vai disponibilizar dois urologistas, para aqueles que estiverem precisando.
Ela disse que a campanha quer também conscientizar os homens para a importância de cuidar da saúde, pois, para as mulheres, isso ocorre de forma mais natural.
Depois ela falou novamente sobre a eleição da Câmara, que já está mais do que na hora de acontecer e reiterou que mantém sua candidatura à presidência da Casa.

– O vereador Joanilson Mendes parabenizou o colega Gil Libório pela passagem do seu aniversário. Depois relatou que tem recebido constantes reclamações dos irmãos do interior, dando conta que a merenda escolar fornecida pelo município, não está sendo servida a contento e nem em tempo hábil, que isso tem prejudicado os alunos, pois muitas vezes saem sem comer nada de casa e contam apenas com a merenda escolar. Ele pediu ao presidente da Comissão de Educação, que verifique junto ao Secretário, a fim de resolver o problema e dar uma resposta à população.
Joanilson lembrou que já vão se passar dois anos da atual administração municipal e há muitas escolas que nem sequer foram pintadas, outras sofrem com a falta de água potável e algumas com fossas transbordando, etc. ele disse que vai buscar explicações do Secretário de Educação, dos coordenadores de pólo e saber também, o que há de programado e planejado para o ano de 2019.
A respeito do sistema viário, o Vereador acredita que o Município poderia pelo menos fazer operações tapa buracos, mas, o que sempre ouve é que nunca tem recursos para realizar isso.

– O vereador A. I. Netto, lamentou o falecimento do Jovem Mario Filho e apresentou votos de pesar aos familiares pela perda irreparável.
Em seguida relatou sobre a manifestação dos moradores do assentamento Amazonino Mendes, ocorrida hoje na Prefeitura. Ele disse que estava presente representando a Câmara, junto com os vereadores Gil Libório e Ney Nobre. Que, por conta da manifestação da manhã, foi marcada e realizara uma reunião à tarde com o Prefeito Peixoto.
Netto disse que na oportunidade foi explicado aquilo que pode ser feito dentro da legalidade, a respeito do projeto de desapropriação encaminhado pela Câmara. O Vereador parabenizou o presidente Bosco Rodrigues pela coragem em assumir a autoria do projeto, muito embora tenha sido assinado pelos demais, entretanto, quem chamou para si a responsabilidade foi o presidente Bosco Rodrigues.
Sobre o problema levantado pelo vereador Joanilson, Netto assegurou que iria pessoalmente conversar com o secretário de educação, para falar sobre o assunto da merenda e do transporte escolar.

– O vereador Richardson do Mutirão revelou que o deputado Cabo Maciel está articulando na Assembleia Legislativa, para que seja instalada uma torre de telefonia móvel no Rio Arari, a fim de melhorar a comunicação naquela região. Ele disse que Maciel apresentou projeto na Assembleia Legislativa do Estado e já tem uma reunião agendada com o representante da empresa VIVO na Região Norte.
Richardson adiantou que vai analisar bem os projetos que estão vindo do Executivo, para serem aprovados na Câmara. Ele alertou que estão cheios de pegadinhas, ou seja, junto com o pleito principal estão embutidos outros itens. Ele disse ainda que o Prefeito está fazendo o processo de forma inversa, primeiro edita o decreto e começa a execução e só depois manda para a Câmara, para que seja convalidado. Richardson explicou que isso está errado, que o Prefeito precisa primeiro pedir autorização da Câmara, para depois fazer os gastos, caso contrário estará praticando as famosas pedaladas da ex-presidente Dilma.

– O vereador Arialdo Guimarães parabenizou o presidente Bosco Rodrigues pela forma como vem abordando e buscando soluções para os problemas da população.
Disse que há muitos projetos sociais que o prefeito poderia realizar com baixo custo financeiro, porém, infelizmente nem isso é feito ou visto.
Arialdo destacou que não concorda com os colegas que cedem o seu tempo de tribuna para outros parlamentares, pois estão, segundo ele, perdendo uma ótima oportunidade de falar de seus trabalhos. Adiantou que vai apresentar projeto de emenda à Lei Orgânica e ao Regimento Interno da Câmara, para não permitir que, aqueles vereadores que não queiram se pronunciar na tribuna, cedam seus tempos para outros colegas. Finalizou parabenizando o colega Gil Libório pelo seu aniversário.

– O presidente Bosco Rodrigues primeiramente parabenizou o vereador Gil Libório pela passagem do seu aniversário. Depois abordou sobre a operação do PROCON de Manaus, que deu um ultimato para os postos de combustíveis, a fim de baixarem os preços de seus produtos aos consumidores. Enquanto isso, aqui em Itacoatiara, continuamos sem o nosso Órgão fiscalizador e portanto, os bancos, os postos de gasolina e a Amazonas Energia fazem o que querem com os consumidores de Itacoatiara. Tudo porque o prefeito Peixoto não teve a coragem de instalar o PROCON Municipal. Bosco frisou que isso demonstra a falta de compromisso do executivo com a população. O Vereador lembrou que foi feito de tudo: aprovamos a Lei, demos todas as condições e cabia a ele apenas instalar o PROCON.
Bosco lembrou que as pessoas cobram dos vereadores nas redes sociais, mas a verdade é que os vereadores fazem a parte que é de sua competência, entretanto o prefeito não faz a parte dele.
O presidente fez uma apelo ao Prefeito, para que possa instalar o mais breve possível o PROCON de Itacoatiara.
Ele parabenizou depois os deputados Cabo Maciel e Sinésio Campos, que apresentaram solidariedade e já disseram que vão direcionar emendas parlamentares para a construção da ponte do Jardim Adriana.
Ele fez ainda uma indagação: qual Secretaria da atual administração municipal está funcionando? Falou que o Prefeito precisa acordar, pois a população não está mais aguentando.
Finalizou relatando que esteve junto com o vereador Arialdo visitando algumas empresas madeireiras, como a MIL Madeiras, buscando parcerias para conseguir madeiras para a construção de uma ponte para o Jardim Adriana.

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe um Comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios