Resumo da Sessão do Dia 07 de Agosto de 2018

O tempo da tribuna cidadão da seção do dia 07 de agosto de 2018 foi utilizado pelo especialista em Gestão Ambiental, Davi Noronha, que falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela empresa ECO GES, da qual ele faz parte. Ele explicou que a ECO GES tem capacidade técnica para desenvolver a gestão pública do lixo, de forma moderna e atendendo as exigências técnicas da ABNT e dos órgãos ambientais. Falou sobre lixo contaminado e não contaminado, da triagem do lixo envolvendo a participação da comunidade.

– O vereador Ney Nobre falou da importância do assunto abordado pelo senhor Davi Noronha, pois é um assunto que faz parte de um de seus trabalhos, inclusive já foi debatido aqui em Itacoatiara e na Vila de Novo Remanso sobre aterro sanitário.
Ney agradeceu ao secretário municipal de governo, Márcio Roberto, pela atenção dada a ele e aos produtores rurais, a respeito do certame para a compra de merenda escolar da região. Ele lembrou que já há uma determinação legal, que garante a compra de no mínimo 30% da produção local, mas que as associações ainda estão nos trâmites de legalização.
Ney lembrou que só no Rio Arari são mais de 100 famílias que serão beneficiadas com a venda de seus produtos, sobretudo da farinha de mandioca.
Ele garantiu que vai continuar acompanhando todo o processo para que seja dada a devida agilidade.

– O vereador A. I. Netto falou que essa questão do lixo não afeta apenas as cidades, mas, que também já está causando transtornos nas vilas e pequeno logradouros.
Netto lembrou que na próxima semana já vai começa a campanha eleitoral, que embora não seja eleição municipal, mas vai movimentar a cidade, pois muitos estarão envolvidos trabalhando para esse ou aquele candidato.
Ele fez uma leitura do total de eleitores que tem em Itacoatiara, de forma setorizada, detalhando a quantidade que existe na cidade e na zona rural, por zonas e regiões. Netto diz que ficou atento a muitas comunidades, cujo o número de eleitores não condiz com a quantidade de habitantes, pois é muito menor, justamente porque muitos votam na sede do município.
Netto argumentou que isso acaba prejudicando a comunidade, pois, baseado pelo seu número de eleitores, as vezes, não tem peso político para fazer certas reivindicações.

O vereador Joanilson Mendes pediu “a parte”, para dizer que também há muitas pessoas que moram em Itacoatiara, mas votam em outros municípios como Urucurituba, Itapiranga, Etc., entretanto, na hora de cobrar serviço público, cobram de Itacoatiara.
Neto agradeceu ao colega Joanilson pelo “a parte” e pelo restante do tempo a ele cedido, depois finalizou parabenizando sua colega Cheila Moreira, por ter sido indicada pelo seu partido, a fim de concorrer a vaga de candidata a vice – governadora na chapa de David Almeida, entretanto, infelizmente perdeu a concorrência por apenas 5 votos, mas que isso o deixou muito orgulhoso e feliz.

– O vereador presidente Bosco Rodrigues parabenizou a vereadora Cheila Moreira por ter disputado, na convenção do PT, a vaga de vice na chapa de David Almeida ao Governo do Estado, mesmo não tendo sido a escolhida, disse que ficou orgulhoso e aproveitou para agradecer a ela e a todos que torceram pela recuperação da sua saúde.
Bosco contou que o período que esteve na UTI foi uma oportunidade de entender melhor a vida e conhecer o sofrimento de muitas pessoas. Disse que vai aproveitar a oportunidade dada a ele por Deus, para ser uma pessoa, um ser humano melhor.
Sobre a manifestação ocorrida na sessão do dia anterior, do Movimento Fora Peixoto, Bosco parabenizou o vereador A. I. Netto pela defesa da Câmara e disse que, naquilo que compete à Câmara, vai repassar todos os documentos solicitados pelo senhor Rodrigo Rodrigues.
Bosco finalizou dizendo que espera, que todos os colegas possam manter o respeito e a lealdade durante o período eleitoral, porque, cada um vai trabalhar por seus candidatos, entretanto, a eleição passa e a amizade e o companheirismo deve continuar.

– O vereador Arialdo Guimarães apresentou requerimento pedindo a criação da praça digital, a fim de possibilitar o acesso à internet livre e grátis, sobretudo para os jovens e a população mais carente.
Arialdo também apresentou projeto de decreto legislativo pedindo o título de cidadão itacoatiarense ao seu colega de parlamento, Aluísio Isper Netto, que apesar de estar aqui há muito tempo e trabalhar pelo município, não nasceu em Itacoatiara. Arialdo se emocionou enquanto falava as qualidades do homenageado, pois ele chegou a fazer suspense antes de anunciar o nome de A. I. Netto, que também se emocionou ao ouvir a homenagem do colega Arialdo.

– O vereador Francisco Rosquilde falou da importância da gratidão, que é algo que se constrói ao longo da vida, referindo-se a homenagem ao vereador A. I. Netto, com quem lembrou que já teve vários embates, convergentes e divergentes, porém, todos em favor do melhor para Itacoatiara. Citou o caso do programa luz para todos.
Disse que achava que o vereador A. I. Netto era nascido no centro de Itacoatiara, entretanto ficou sabendo que é Manauara, porém agora certamente de fato e de direito será conterrâneo itacoatiarense.
Rosquilde ainda parabenizou a estudante itacoatiarense, Carla Bianca Gusmão Menezes, sobrinha do Cantor Natinho, filha da Nádia Gusmão, que vai cursar medicina na UEA.

– A vereador Cheila Moreira agradeceu aos colegas pelas parabenizações, pelo fato de ter participado da disputa que escolheu o candidato a vice na chapa de David Almeida ao Governo do Estado.
Cheila também falou sobre a Lei Maria da Penha, que nesse dia 07 de agosto completa 12 anos de existência. Considerada pela ONU uma das 3 melhores leis do mundo, no enfrentamento à violência contra a mulher.

– O vereador Bernardo Santiago recordou de casos de brigas de marido e mulher. Disse que é contra o homem que bate em mulher. Ele falou também da impunidade que toma conta do Brasil.

Fonte: CMI -> http://cmi.am.gov.br/resumo-da-sessao-do-dia-07-de-agosto-de-2018/

Mostre mais

Deixe seu Comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios