Resumo da Sessão do Dia 04 de junho

Na sessão do dia 04 de junho de 2018, o Defensor Público Thiago Nobre Rosas, ocupou a tribuna cidadã para agradecer à Câmara de Vereadores e à Prefeitura de Itacoatiara, pelo apoio que deram a instalação da nova Defensoria em Itacoatiara, que vem superando as expectativas de atendimento, totalizando 2.994 pessoas atendidas, sendo que no mês de maio superou o município de Parintins, em números de atendimentos. O Dr. Thiago adiantou que no próximo mês será inaugurada a Defensoria de Humaitá e que em 2019 deverão ser inauguradas mais cinco postos, em outros municípios do interior do Estado. Lembrando que Parintins foi o primeiro e Itacoatiara o segundo a ser instalado.

– O vereador Alcimar Filho parabenizou a Defensoria Pública pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo em Itacoatiara, destacando a importância da interiorização da Justiça.

– O vereador Neguinho da Z-13 também parabenizou o trabalho dos defensores públicos e aproveitou para agradecer a forma atenciosa como sempre são atendidos, os pescadores enviados pela Z-13.
Neguinho também anunciou que foi assinado o convênio para que ele, através da Colônia de Pescadores Z-13, administre a nova fábrica de gelo, construída com recursos federais, que será inaugurada no próximo dia 16 de junho em Itacoatiara. O Vereador fez questão de enfatizar que a fábrica vai fornecer gelo, não apenas para os pescadores sócios da Z-13, mas, para todos os pescadores e para a comunidade em geral. Finalizou dizendo que está feliz por mais essa conquista conseguida, para os seus irmãos pescadores.

– O vereador Ney Nobre parabenizou a Defensoria Pública pela forma como vem atuando em Itacoatiara, dando oportunidade para que as pessoas menos favorecidas tenham acesso à Justiça.
Depois, Ney lamentou que, em plena semana nacional do Meio Ambiente, até agora, ele como membro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, ainda não tenha recebido nenhum convite da SEMA, para participar de alguma atividade relacionada ao tema.
Lamentou mais ainda que, a empresa GUILD, que é responsável pela limpeza pública de Itacoatiara, continue a desrespeitar a população. Ney disse que além dos buracos, a cidade está tomada pelo lixo. Um verdadeiro descaso dessa empresa para com a cidade.
Ney voltou a cobrar o projeto básico, do contrato com a GUILD, que já deveria ter sido encaminhado para a Câmara, mas, que até agora nada de resposta.
Aproveitou para convidar todos a participarem da audiência pública que vai acontecer em Novo Remanso, na próxima sexta-feira, 08 de junho de 2018.

– O vereador A. I. Netto juntou-se aos demais colegas nas parabenizações à Defensoria Pública, pelo trabalho que vem sendo realizado em tão pouco tempo de atuação em Itacoatiara.
Em seguida destacou o trabalho desenvolvido pelo Poder Legislativo de Itacoatiara e desafiou aqueles que querem saber o que os vereadores fazem, que ele vai responder sem nenhum problema, pois, ele e os demais colegas vereadores tem trabalhado sempre. Citou como exemplo, a reunião de gabinete, realizada na manhã desse dia 04, quando foi tratado com os proprietários e representantes das empresas Aruanã e Eucatur, para que possam melhorar a qualidade dos serviços prestados aos usuários, que precisam ir e vir para Manaus.

– O vereador Joanilson Mendes também parabenizou a Defensoria Pública pelo trabalho em Itacoatiara.
Depois falou sobre o antigo campo do Brasil, no Bairro Araújo Costa, que antes era usado pela população para o lazer e outras atividades sociais e agora está abandonado.
Ele lembra que foi construída a escola, que está servindo a comunidade, mas que a parte que fica atrás de escola, está abandonada, onde iniciaram a construção de uma quadra, que nunca foi concluída e não tem nenhuma perspectiva de ser terminada a obra. Ele disse que vai apresentar requerimento pedindo a limpeza do local, mas, se não for atendido vai fazer cota com alguns amigos para limpar o local, que está totalmente abandonado.
Finalizou falando da falta que faz um posto do PROCON em Itacoatiara, que a Câmara já fez tudo o que deveria e poderia, mas, o Prefeito até agora não instalou o PROCON Municipal em Itacoatiara, enquanto isso o preço dos combustíveis em nossa cidade, são reajustado à vontade dos donos de postos.

– O vereador Gutemberg Brito também falou sobre a área do antigo Campo do Brasil e colocou-se à disposição do seu colega Joanilson Mendes, para ajudar na cota da limpeza, caso a Prefeitura não atenda o seu requerimento.
Depois Gutemberg comentou sobre a audiência pública e as reivindicações que foram apresentadas pela população, que estão em sincronia com aquilo que vem sendo tratado pelos vereadores na Câmara.
Falou sobre a reunião ocorrida de manhã no gabinete, e voltou a dizer que a organização do transporte rodoviário intermunicipal e até mesmo dentro do município, só vai melhorar depois que ficar definido, quem é o administrador de fato e de direito da rodoviária de Itacoatiara.
Finalizou anunciando que vai entrar com pedido, através da Lei de informação, pedindo, da Prefeitura, cópia do contrato do serviço da Rua Borba, que está incompleto, a fim de saber verdadeiramente, o que foi acertado e combinado entre a empresa executora da obra e a Prefeitura de Itacoatiara.

– O vereador Bosco Rodrigues falou sobre a sessão itinerante realizada no Bairro Mamoud Amed e agradeceu a todos que participaram, agradeceu aos radialistas e demais membros da imprensa pela presença. Bosco disse entender que está no caminho certo e que essas sessões itinerantes são muito proveitosas.
Bosco falou que está muito feliz com os andamentos do manejo do Jacaré e citou a reportagem do Jornal A Crítica, do último domingo, que deu destaque para a liberação do abate de 1.000 jacarés, da reserva de Mamirauá. Falou que para Itacoatiara já começaram os estudos, para a liberação da área de manejo, que vem uma equipe técnica composta por biólogo e engenheiros de pescas, que vão conversar com a população envolvida e dar andamento no processo.

– A vereadora Cheila Moreira falou sobre a sessão itinerante realizada no Bairro Mamoud Amed e disse que deve ser assim mesmo, a Câmara indo ao encontro do povo, a fim de ouvir a sociedade e com ela dialogar, prestar contas e dar respostas. Disse que não quer e nem vai fazer papel de assistencialismo, mas discutir os problemas e buscar soluções.
Cheila lamentou que algumas coisas não estejam funcionado como deveriam, na atual administração municipal, citou como exemplo os Conselhos Municipais. Disse que isso é inadmissível.

– O vereador Richardson do Mutirão voltou a criticar a Secretaria e Assistência Social, que não está atendendo em nada a população. Não tem passagens, não tem caixões, não tem auxílio funeral, não tem nada, que isso é um absurdo. Definiu a SEMAS como uma grande interrogação: para que serve? O que fazem? É de Itacoatiara?
Richardson completou reiterando que é uma Secretaria que o prefeito Peixoto já deveria ter tomado uma providência, mas, não fez nada.
O Vereador disse que Itacoatiara está refém, pedindo de joelhos.
Richardson também cobrou o pagamento da Bolsa Universitária, que a atual administração criticava a anterior e dizia que era pouco 300 reais, mas agora não paga nada e isso faz muita falta para os filhos itacoatiarense que estudam em Manaus.

Fonte: CMI -> http://cmi.am.gov.br/resumo-da-sessao-do-dia-04-de-junho/

Mostre mais

Deixe seu Comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios