Resumo da Audiência Pública de Novo Remanso

Na manhã do dia 08 de junho de 2018, a Câmara Municipal de Itacoatiara, realizou Audiência Pública, na Vila de Novo Remanso, na Escola Estadual Sergio Mendonça de Aquino, a fim de tratar sobre o Lixão da Vila, que já estaria contaminando a nascente de rios, que ficam próximos. A audiência foi proposta pelo vereador Ney Nobre e aprovada pelos demais vereadores.
O presidente Bosco Rodrigues saudou a todos com boas-vindas e agradeceu as autoridades presentes, pedindo em seguida para que o vereador Ney Nobre justificasse o porquê do pedido da audiência pública.

– O vereador Ney Nobre explicou que a população da Vila de Novo Remando tem crescido muito nos últimos anos e com isso, também aumentou o descarte de lixo, que depois de coletado, está sendo depositado em um local que ele considera inadequado, pois está contaminando a nascente de rios que desaguam no Rio Urubu.
Ney Nobre acredita que esse descarte inadequado vai prejudicar a fauna, a flora e, consequentemente, os seres humanos.
O Vereador ressaltou que é preciso que se encontre uma solução, para que Novo Remanso não faça parte das estatísticas, daqueles municípios que ainda não tem aterro sanitário. Ele lembrou que estamos no Mês do Meio Ambiente.

– O vereador presidente, Bosco Rodrigues justificou a ausência dos demais vereadores, que estavam cumprindo outras agendas, como a participação na marcha dos vereadores do Amazonas, realizada em Manaus. Em seguida facultou a palavra, a fim de que membros da comunidade pudessem se manifestar.

– O presidente do Conselho Comunitário de Novo Remanso, Antonio Carlos Feitosa, agradeceu pela lembrança e a preocupação do vereador Ney Nobre, em trazer o assunto do Lixão para ser discutido com a sociedade. Ele revelou que a Associação dos Moradores do Bairro Novo – ASMOBAN já está fazendo um estudo para criar a Associação de Catadores de Lixo, a fim de fazer reciclagem, através da coleta seletiva. Ele disse esperar que a audiência sirva para atender os pedidos da comunidade.

– O Líder Comunitário, Raimundo Cézar, falou que seria interessante fazer a coleta seletiva e aproveitar o lixo, a fim de gerar emprego e renda para pessoas da comunidade. Justificou que de nada adiantará mudar de local o lixão, se antes, não planejar as ações e reciclar o lixo, para servir de fonte de renda.

– O morador Dímenson Brasil, lamentou que não tenha sido feito essa audiência pública antes. Questionou por que o prefeito Peixoto, que é um profundo conhecedor da Região, não tomou providências antes. Finalizou dizendo esperar que haja uma solução para resolver o problema.

– A professora Fátima Gomes, pediu que, além do lixão, fosse também discutido sobre as condições da estrada, dos ramais, das ruas e da iluminação pública de Novo Remanso.

– O professor Adailton Araújo disse que a solução é reeducar a população, pois, segundo ele, se o povo fosse educado, não haveria esse tipo de problema. Ele reiterou que é preciso educar as pessoas para a preservação ambiental, pois a educação é a chave para o sucesso de qualquer lugar.

– O engenheiro Nonato Belo destacou que Novo Remanso tem mais problemas do que benefícios de uma cidade. E um dos problemas é a questão do Lixão, que está contaminando os mananciais. Ponderou, que não adianta ficar apontando culpados, que é preciso buscar as soluções. Disse que o lixão é problema, mas o lixo não, porque pode gerar emprego e renda, desde que seja trabalhado de forma correta.

– A Gestora da Escola Sergio Mendonça de Aquino, professora Maria Lucia Ozaki, lembrou que há 7 anos, quando foi gestora pela primeira vez da escola, já havia essa preocupação com o descarte do lixo de Novo Remanso. Ela reiterou a fala do engenheiro Nonato Belo, sobre o lixo não ser problema, desde que haja políticas públicas para o reaproveitamento e reciclagem.

– O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Lúcio Barros, falou que está irmanado para buscar uma solução para o problema, que isso significa ter uma aterro sanitário que seja ambientalmente correto. Lembrou que o lixão de Itacoatiara é pior do que o de Novo Remanso. Entretanto assegurou que já estão trabalhando para organizá-lo.
Lúcio também sugeriu a coleta seletiva, reciclagem e reaproveitamento, a fim de que seja descartado somente aquilo que não possa ser aproveitado.

– O prefeito Antonio Peixoto lembrou que o objetivo da audiência pública é apontar os problemas e apresentar soluções e, para ele, uma das soluções apresentadas é a criação de uma associação de catadores de lixo.
Ele prometeu que vai trabalhar junto a SEMA para criar a coleta seletiva. O Prefeito disse que é importante que seja feita a coleta seletiva, a fim de facilitar o trabalho dos catadores de lixo, pois, não é correto que seja jogado tudo no lixão ou aterro sanitário, para que as pessoas fiquem disputando o espaço com os urubus.
O Prefeito lembrou que hoje já há aplicativos que facilitam a fazer a reciclagem e coleta de lixo, mas, que é preciso o envolvimento da população.
Ele finalizou sugerindo a criação de um grupo de trabalho, a fim de estudar tudo aquilo que seja mais importante e economicamente possível, como solução para o lixão.

O presidente Bosco Rodrigues agradeceu mais uma vez a presença de todos e reiterou que a Câmara está sempre disponível para debater com a sociedade as suas reivindicações.
Adiantou que será realizada uma sessão itinerante em Novo Remanso, a fim de tratar de outros assuntos de interesse da população.
Bosco destacou que a Câmara tem feito seu papel de trabalhar em favor do povo, lembrou das emendas parlamentares conseguidas para Itacoatiara.
Sobre a preservação ambiental e lixo, Bosco adiantou que a Câmara vai reduzir o uso de produtos descartáveis.
Ele aproveitou para falar do projeto do Manejo do jacaré, que também é uma forma de gerar renda e contribuir com a preservação da natureza. Ressaltou que outros países já fazem isso, inclusive alguns estados do Brasil, que não vai demorar muito para que aconteça o Manejo em nossa região.

Clique para exibir o slide.Fonte: CMI -> http://cmi.am.gov.br/resumo-da-audiencia-publica-de-novo-remanso-2/

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe seu Comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios