Cidades

Prefeito Antonio Peixoto registra ocorrência na Polícia Civil contra publicações inverídicas

Desde o início do mandato do Governo Municipal e Câmara de Vereadores deste exercício de quatro anos, a falta de respeito em redes sociais ou em Sessão na Câmara é notável, vem crescendo de forma incontrolável, uma vez que não são tomadas atitudes por parte dos ofendidos ou citados.

Circula nas redes sociais e grupos de Whatsapp, uma acusação gravíssima  sobre um grupo de pessoas que foram detidas para averiguação na cidade de Rio Preto no Amazonas, a noticia que circula envolvendo o atual prefeito de Itacoatiara Antonio Peixoto.

O perfil Itacoatiara Online divulgou que um boletim de ocorrência foi registrado, na manhã de hoje no DIP de Itacoatiara que precede a abertura de inquérito e processo criminal contra pessoas que publicaram ou compartilharam em suas redes sociais a suposta prisão de um empresário em Rio Preto da Eva com quantia em dinheiro , que , segundo esses , seria ” Laranja ” de Peixoto.

Segundo o Prefeito , essas pessoas perderam totalmente o senso de responsabilidade ao publicarem , comentarem , ou compartilharem algo de natureza tão grave.

Tomarei imediatamente todas as providências cabíveis na esfera criminal e civil . Alguns Prints já estão na posse dos meus advogados e da Polícia Civil , não posso admitir que questões políticas e pessoais ultrapassem o limite do tolerável . Eu e minha família estamos profundamente indignados com a atitude de algumas pessoas já identificadas pelas autoridades , finalizou Peixoto.

Como denunciar um crime virtual passo a passo

Compreender o que é e como denunciar um crime virtual é fundamental para combater e evitar essas práticas criminosas. Muitas vezes, devido à falta de orientação, conhecimento ou por medo, as pessoas deixam de denunciar e o criminoso permanece praticando os crimes.

O que são crimes virtuais?

Crimes virtuais são os crimes praticados através da internet ou computadores. Os criminosos buscam atingir a própria vítima ou apenas o computador dela. Alguns também buscam atingir uma rede de computadores completa, como as de empresas, organizações e órgãos públicos.

Independente do objetivo ou forma de praticar, esses crimes podem ser punidos a partir da denúncia, podendo levar a detenção do criminoso e ao pagamento de multa. Ao denunciar um crime virtual, será possível contribuir para impedir que esses crimes continuem.

Alguns dos exemplos de crimes virtuais são: roubo de informações, desvio de dinheiro de contas bancárias, sites falsos de compra eletrônica, crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação), ameaças, falsidade ideológica, entre outros.

Passo 1: Coleta de informações
O primeiro passo para denunciar um crime virtual consiste em reunir as informações e dados do crime. A vítima deve salvar tudo que pode auxiliar a provar o crime cometido, desde e-mails, fotos de telas (print screen), dados do criminoso, conversas em redes sociais, entre outros. Ou seja, nessa etapa é essencial armazenar todos os materiais e arquivos que comprovem o crime.

Além disso, é importante salvar essas informações de forma segura e em mais de um local para evitar a perda dos arquivos e comprometer a denúncia que será realizada.

Passo 2: Registro
Após coletar todas as informações relacionadas ao crime, a vítima deve dirigir-se a um cartório e registrar esses arquivos em uma ata notarial. Essa ata é um instrumento público que registra os documentos e declara a veracidade deles, ou seja, confirma que os documentos são verdadeiros.

Assim, esses arquivos poderão ser utilizados como prova em uma futura ação judicial, pois o tabelião do cartório confirma a veracidade deles. Esse registro irá auxiliar a vítima a comprovar e denunciar um crime virtual.

Passo 3: Boletim de Ocorrência
A última etapa também está relacionada a um registro, que deve ser realizado em delegacias de polícia. A vítima do crime deve dirigir-se a uma delegacia de polícia e registrar um boletim de ocorrência sobre o ocorrido. Algumas cidades no país possuem Delegacias Especializadas em Crimes Cibernéticos, mas esse registro pode ser feito em qualquer delegacia por todo o país.

O boletim de ocorrência é um documento fundamental no processo de denunciar um crime virtual, pois permite que seja instaurado um inquérito policial para realizar a apuração do crime, ou seja, a investigação.

Após essas três etapas, a denúncia do crime virtual estará completa e cabe a vítima aguardar a investigação policial. Embora muitos casos possam não ser solucionados, a denúncia é a melhor forma de evitar que os criminosos sigam praticando esses crimes. Assim, a partir desse momento, é essencial que a vítima busque se proteger e auxiliar outras pessoas vítimas de crimes virtuais.

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios