Curiosidade

Planeta com chuva de ferro líquido é descoberto por cientistas

O Universo é cheio de planetas fascinantes, mas poucos são tão apocalípticos quanto o Wasp-76b, descoberto em 2013 e localizado entre 390 a 640 anos-luz da Terra – a distância ainda não foi precisa pelos cientistas. Sua característica mais impressionante é o fato de que por lá provavelmente chove ferro líquido!

Isso acontece porque o planeta está muito próximo de sua estrela. O Wasp-76b orbita tão perto dela que sua translação – ou “ano” – dura apenas 43 horas. Por conta disso, a temperatura durante o dia chega a 2,4 mil graus Celsius, sendo capaz de vaporizar metais.

À noite, a oscilação de temperatura chega a mais de mil graus, fazendo o metal na atmosfera voltar a se condensar e chover de maneira líquida. A descoberta desse fenômeno único foi da equipe do astrônomo David Ehrenreich, da Universidade de Genebra, na Suíça.

Gigante gasoso está muito próximo de sua estrelaGigante gasoso está muito próximo de sua estrela.

Também chama a atenção o fato de ele estar sempre voltado com a mesma face à estrela – algo que acontece com a Lua em relação à Terra, por exemplo. Assim, existe um lado que está constantemente muito quente enquanto o outro, de noite eterna, está mais frio. Essa diferença de temperatura gera ventos que chegam a 18 mil km/h.

Essa disparidade de temperatura também deve gerar outro fenômeno curioso: gigantescas nuvens nas regiões do planeta que ficam entre o dia e a noite. Isso acontece porque as altas temperaturas do lado diurno fazem com que a atmosfera nessa região seja muito mais elevada, com as nuvens “caindo” para a atmosfera do lado noturno.

O Wasp-76b é um gigante gasoso com cerca do dobro do diâmetro de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, apesar de ser tão maciço quanto o nosso vizinho. Tantas características únicas fazem com que o funcionamento das leis da Física ainda sejam incompreendidas em sua atmosfera. A expectativa é de ele acabar se chocando com a estrela dele ou da radiação emitida por ela acabe com sua atmosfera, resultando apenas um núcleo rochoso e muitíssimo quente.

Arte mostra como seriam as tempestades nas regiões entre o dia e a noite do Wasp-76bArte mostra como seriam as tempestades nas regiões entre o dia e a noite do Wasp-76b

Planeta com chuva de ferro líquido é descoberto por cientistas via TecMundo

Colabore com o autor

Para enviar uma sugestão é necessário entrar com seu Facebook

Fonte: Mega Curioso

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe um Comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios