Cidades

Nossa queria “Velha Serpa” – Itacoatiara comemora 145 anos de muita história e cultura

O município de Itacoatiara, que fica na Região Metropolitana de Manaus completa, nesta quinta-feira (25), 145 anos de história. E o Canal Itacoatiara não podia deixar essa data passar em branco. Iremos realizar uma cobertura com show de imagens e comentários.

Vestígios arqueológicos apontam que civilizações altamente avançadas habitavam a região de Itacoatiara a pelo menos 4 mil anos. Segundo o naturalista Barbos Rodrigues, essas civilizações marcaram nas rochas de arenito do litoral da cidade e do Rio Urubu, centenas de petróglifos (gravuras marcadas nas rochas), com desenhos em baixo relevo, retratando caretas e desenhos de animais. Além disso, diversos materiais em cerâmica foram deixados por esses povos.

Pedra com inscrições na língua tupi deu origem ao nome Itacoatiara | Foto: Divulgação

Indígenas de várias etnias fizeram parte dos primeiros povos que constituíram a formação da cidade, nos primórdios de sua fundação. Segundo o historiador Frank Chaves, O município teve como primeiros habitantes os índios Muras, Juris, Abacaxis, Anicorés, Aponariás, Cumaxiás, Barés, Jumas, Juquis, Pariguais e Terás. Com o processo de expansão do colonialismo lusitana, além da formação indígena, os portugueses foram os primeiros a se estabelecer no lugar, seguido dos espanhóis, judeus, africanos, árabes e japoneses.

Dia 27 de Abril no Centro de Eventos Juracema Holanda, teremos uma grande festa festejando seu ANIVERSÁRIO, com várias atrações, uma delas nacional, LÉO CHAVES da Dupla Victor e Léo, além de XIADO DA XINELA, ISRAEL PAULAIN, DEUZIMAR E OS PARÇAS, BANDA BADALAUÊ, JANY SOUZA E BANDA E DJ RODRIGO GALVÃO.

Venham festejar conosco!

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios