Curiosidade

Leucemia: casos crescem entre quem trabalhou no 11 de setembro

Os trabalhadores que atuaram no resgate de pessoas e nas investigações do atentado de 11 de setembro de 2001 noWorld Trade Center, nos Estados Unidos, apresentam maiores chances de desenvolver leucemia e outros tipos de câncer.

A descoberta desse dado assustador foi publicada recentemente em uma revista científica chamada JNCI Cancer Spectrum. Depois dos ataques, algo em torno de 50 mil pessoas fizeram parte de uma força-tarefa para procurar por eventuais sobreviventes e também ajudar na recuperação do local onde as Torres Gêmeas sucumbiram.

Por que a probalidade de pessoas que atuaram nos resgate do 11 de setembro terem leucemia é maior?

Como é de se imaginar, dado o porte do World Trade Centere o tamanho da área onde ocorreu o atentado, a limpeza do local levou vários meses e só foi terminar no ano seguinte, ou seja, em junho de 2002.

A pesquisa em questão foi feita pautando-se em um estudo realizado com 28,7 mil voluntários, que foram acompanhados de julho de 2002 a dezembro de 2013. Este estudo mostrou que houve um aumento considerável na incidência de diferentes tipos de câncer em comparação com outras pesquisas que analisaram períodos mais curtos.

Destroços do World Trade Center. Fonte: Publico.pt/Reprodução.

Aliás, essas outras pesquisas já haviam apontado que esse pessoal corria um risco maior não só de sofrer de câncer de tireóide e próstata, mas também de desenvolver leucemia. Segundo os cientistas, aqueles que trabalharam nos destroços do atentado de 11 de setembro ficaram expostos a substâncias cancerígenas, como o benzeno, por exemplo.

De acordo com Susan Teitelbaum, uma das pesquisadoras desse estudo mais recente, não é o tempo em si, nem o quanto as pessoas ficaram expostas aos destroços das Torres Gêmeas que influenciaria diretamente na probabilidade de ter câncer, mas sim esse fato associado ao consumo de cigarro e também ao gênero da pessoa.

O grupo de pessoas ainda vai continuar sendo monitorado por um bom tempo para que conclusões mais concretas possam ser tomadas pelos pesquisadores.

Colabore com o autor

Para enviar uma sugestão é necessário entrar com seu Facebook

Fonte: Mega Curioso

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe um Comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: