Cidades

Itacoatiara recebe doação de cápsulas respiratórias que ajudam no tratamento da Covid-19

Nesta quarta-feira (22/04), foram entregues quatro cápsulas de proteção individual para uso de ventilação não invasiva na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) Enfª Rachel Fonseca de Castro. O material para construção das cápsulas foi uma doação da maçonaria de Itacoatiara, e a equipe de fisioterapeutas do município foi responsável pela montagem e instalação.

Intitulada de “Cápsula Vanessa” – como homenagem à uma das pacientes recuperadas através do método -, esse equipamento foi concebido em Manaus, pela equipe de Fisioterapia dos Hospitais Samel em parceria com o Instituto Transire, e permite a realização de ventilação não invasiva, que impede que partículas de aerossol sejam dispersas no ar, protegendo os profissionais da saúde e outros pacientes. O método tem sido eficaz no tratamento de pacientes diagnosticados com coronavírus e tem evitado a entubação precoce.

Com as cápsulas, é possível dispensar o protocolo de intubação precoce do paciente, mantendo a segurança dos profissionais, enquanto seu quadro não se agravar ao ponto de a intubação se tornar obrigatória. Foto: Ascom/Prefeitura de Itacoatiara

As cápsulas foram testadas pela equipe de profissionais da saúde para ajustes na estruturação do equipamento. Após os testes, elas foram higienizadas e já estão disponíveis para uso. “Essa cápsula é considerada eficaz logo no primeiro momento com o paciente, quando ele é considerado estável e apresenta algumas dificuldades respiratórias. Com as cápsulas, a maioria dos pacientes não têm necessidade de ir para a ventilação mecânica”, afirmou o fisioterapeuta Ivan Müller.

No momento estão sendo produzidas mais dez cápsulas com o apoio da Prefeitura de Itacoatiara e logo estarão prontas para ser distribuídas nas unidades de saúde do município.

Ascom

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um Comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios