Cidades

Itacoatiara amplia atendimento odontológico com mutirão noturno em todas as UBS’s

Ampliando o eixo de atendimento dos serviços odontológicos a Prefeitura de Itacoatiara realizou, no período de 15 a 18 de julho o programa Odontologia em Foco, que é a intensificação dos serviços odontológicos no horário noturno, possibilitando assim o benefício para quem, com ocupação durante o dia, seja na zona rural ou urbana, tivesse acesso aos serviços, com demanda voluntária, nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Especialidades Odontológica.

A formação das equipes, a montagem da logística e a estrutura física para este programa, já faz parte do esforço adicional da Prefeitura de Itacoatiara, para abranger a comunidade impedida, por razões de trabalho, não apenas na odontologia, mas em diversos serviços médicos e ambulatoriais, onde são identificadas as carências, no processo cotidiano de atendimento, uma esforço maior do sistema de saúde e a formação de projetos em horários compatíveis com as necessidades.

Nas 04 noites a população pode contar com o atendimento especial, das 17 às 21 horas, com os serviços de profilaxia, que é a limpeza bucal, aplicação tópica de flúor, restauração, extração e urgências odontológicas, abrangendo todas as Unidades de Saúde Básicas e o CEO, que é o Centro especializado.

A coordenadora Municipal de Saúde Bucal Simara Moreira afirmou que os objetivos foram alcançados, com números expressivos o que exprime a importância do programa, seja na odontologia, seja em outros serviços de saúde, visando o acolhimento de um público especifico, impossibilitado de comparecer no horário convencional, mas com os mesmos direitos de cidadania.

Foram 629 atendimentos, sendo 503 na atenção básica e 126 especializado com toda a estrutura de recepção e benefícios do sistema padrão, para atingir os níveis otimizados de resultados, como recomenda o prefeito Antonio Peixoto.

“Este é um procedimento que atinge pessoas fora do círculo de acessibilidade aos procedimentos normais, nas Unidades Básicas de Saúde e no CEO e até mesmo nas Ações que realizamos, indo aos bairros e as comunidades, porque são pessoas com ocupação durante todo o dia. Como atendimento noturno, abrimos as portas e os serviços para promover a igualdade de direitos e acesso a todos” explicou o prefeito Antonio Peixoto.

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar