sexta-feira, abril 4, 2025
HomeFestival de ParintinsCaprichoso e Garantido se despedem do maior artista do Festival de Parintins

Caprichoso e Garantido se despedem do maior artista do Festival de Parintins

As cores do luto em Parintins se vestiram de azul e vermelho neste domingo (16), durante as homenagens de despedida do mestre Jair Mendes, um dos mais importantes artistas do Festival de Parintins. O icônico artista faleceu no último sábado (15), em Manaus.

Jair Mendes foi responsável por introduzir as alegorias no Festival de Parintins, revolucionando os movimentos dos bumbás e transformando os artistas parintinenses em especialistas nessa arte. Graças a seu legado, profissionais de Parintins hoje comandam os movimentos dos carros alegóricos nos principais carnavais do Brasil.

Em 1993, Jair Mendes assumiu a presidência do Boi Garantido e, sob sua liderança, o bumbá conquistou o título com o tema “Rio Amazonas: Esse rio é minha vida” , que marcou o lançamento da icônica toada “Tic Tic Tac” , de Braulino Lima.

Durante a homenagem realizada no Curral Lindolfo Monteverde, o presidente Fred Góes ressaltou a importância de Jair Mendes para o Festival e a cultura popular.

“Me dirijo especialmente à família Mendes. Somos eternamente gratos por tudo o que Jair Mendes nos deixou. Ele foi o criador da produção artística de brincar o Boi-Bumbá. Em uma época em que não se falava em tecnologia, Jair ousou e revolucionou nossa festa. A criação é a dádiva do artista, e ele usou essa dádiva até o último momento de sua vida. Não apenas ao Boi Garantido, mas à grandiosidade do Festival de Parintins como um todo, se deve a ele. Um grande artista, um grande companheiro”, declarou o presidente do Garantido.

Antes de seu sepultamento, Jair Mendes recebeu diversas homenagens em Parintins, em uma solenidade à altura de sua arte, talento e contribuição para a cultura parintinense, amazonense e brasileira. Seu corpo foi velado no Curral do Boi Garantido, no Galpão de Alegorias do Boi Caprichoso, no Bumbódromo e no Curral Zeca Xibelão.

O presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, destacou a imensurável importância do artista para Parintins e para o Festival:

“Qualquer homenagem será pequena diante da grandiosidade de Seu Jair. Parintins foi moldado pelas mãos dele. Sua arte fez com que nosso nome rompesse fronteiras e chegasse a lugares inimagináveis. Graças à visão de um homem chamado Jair Mendes.”

O cortejo no reduto azulado atingiu o Galpão da Arte do Boi Caprichoso Mestre Jair Mendes , um espaço criado em vida para homenageá-lo. No Caprichoso, Jair realizou um de seus maiores sonhos: trabalhar ao lado dos filhos Teco Mendes, Jairzinho Mendes e Jean Mendes.

“Trabalhar no Caprichoso foi algo inesperado e emocionante. Foi muito especial compartilhar esse momento entre irmãos e com nosso pai. Isso ficou guardado para sempre em nossas vidas, e sou grato ao Caprichoso por essa oportunidade”, disse, emocionado, Jean Mendes.

Os artistas, filhos de Jair pela arte, receberam o mestre com todas as homenagens que lhe eram devidas. O artista do Caprichoso, Paulo Pimentel, expressou a gratidão dos colegas:

“Ele adotou todos os artistas de Parintins como filhos. Tornou-se mestre porque cuidava de cada um de nós com sua arte e com sua maneira única de amar a cultura. Hoje nos despedimos com uma grande saudação. Esse reconhecimento é para ele, que nos deixou a missão de levar a arte parintinense para o mundo.”

Com tambores em tom de despedida, o Curral Zeca Xibelão também recebeu o corpo do mestre. Lágrimas e homenagens se misturaram em um momento de celebração à vida de um homem que pintou de azul sua trajetória e marcou a história do povo de Parintins.

O sepultamento ocorreu no final da tarde, no Cemitério São José.

O post Caprichoso e Garantido se despedem do maior artista do Festival de Parintins apareceu primeiro em Festival de Parintins.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments