segunda-feira, junho 24, 2024
Google search engine
HomeFestival de ParintinsChefs brasileiros renomados participam do primeiro Parintins Moquém Festival

Chefs brasileiros renomados participam do primeiro Parintins Moquém Festival

Quatorze experientes assadores vão estar na ilha para proporcionar ao público uma experiência gastronômica única

Quatorze chefs assadores brasileiros vão participar do Parintins Moquém Festival, nos dias 28 e 29 de junho, proporcionando ao público uma verdadeira imersão na cultura e sabores da Amazônia. Inédito na ilha, o evento promovido pela Amazon Best será realizado no Terreno Planeta Boi, sempre a partir das 11h.

“Vai ser mágico, representativo, autêntico, ancestral. Uma explosão de sabores”, sintetiza Edivaldo Caribé, um dos chefs participantes e curador do Moquém.

Os chefs ficarão em 13 estações disponibilizados no espaço e que estão sendo cuidadosamente montadas pela equipe da Amazon Best. Nas estações, serão oferecidas uma variedade de carnes e peixes amazônicos que serão preparados com a técnica ancestral do “moquém” que, do tupi antigo moka’ē, significa “grelha artesanal de madeira usada para defumar carne ou peixe”.

Com mais um evento, a Amazon Best quer proporcionar aos clientes uma experiência única e inovadora, que se aprofunda na gastronomia e cultura da Amazônia, surpreendendo assim os paladares mais exigentes.

Os chefs que irão fazer parte da 1ª edição do Parintins Moquém Festival:

Caribé – Edvaldo Caribé Costa Filho (Belém/PA): além de assador, presente hoje nos mais importantes festivais de churrasco do país, atua como juiz de competição de american barbecue, certificado pela Associação Americana de Barbecue – KCBS. É escritor e pesquisador de cultura alimentar, apaixonado pela cozinha ancestral ameríndia e amazônica. Tem se dedicado, nos últimos anos, a fomentar o uso e resgate de técnicas ancestrais de assados e defumação, participando dos mais importantes festivais de churrasco e congressos de gastronomia pelo País.

Beethoven Picuí – Beethoven Araujo Dantas (Belo Horizonte/MG): é um renomado mestre churrasqueiro e cozinheiro. Nascido em Picuí, município do interior da Paraíba, Beethoven traz consigo o amor pela culinária e um profundo respeito pelas tradições gastronômicas nordestinas. Apesar de versátil na arte do churrasco, Beethoven tem na carne de sol sua especialidade, seguindo a tradição familiar que o acompanha desde jovem. Além de suas atividades comerciais, Beethoven viaja pelo Brasil participando de festivais gastronômicos e ministrando workshops sobre churrasco nordestino, onde destaca a carne de sol como um símbolo não apenas de sabor, mas também de identidade cultural.

Vinicius Tapajó – Carlos Vinicius Vieira de Souza (Santarém/PA): chef e proprietário do Restaurante Tapajó, em Santarém – PA, ele acumula vários prêmios locais. É conhecido por levar a identidade tapajônica e seus temperos para dentro do melhor hambúrguer da região, propagando assim a cultura através do alimento mais democrático do mundo. Aos 28 anos, ele participa de vários eventos nacionais de churrasco e gastronomia como o Fuegos (BH) e o Tatá Moquém (STM), no qual é um dos idealizadores e organizadores

Chef Saulo – Marc Saulo Jennings Simões (Manaus/AM): saiu do mundo corporativo para empreender com aulas de Kite Surf, servindo pequenos almoços em sua casa, o que o fez enxergar na cozinha sua vocação. Somado a isso resolveu dividir sua casa com as pessoas e daí veio o nome do Restaurante Casa do Saulo. Ao longo dos últimos 12 anos acumulou prêmios e notoriedade, como ter o restaurante escolhido três vezes como melhor da região norte pela Prazeres da Mesa 2018, 2019 e 2023, sendo destaque nos festivais gastronômicos que participa.

Clóvis Strada (Santarém/PA): especialista em churrasco fogo de chão e porco à pururuca. Autor do @churrascostrada, churrasco gaúcho preparado em qualquer evento

Júlia Carvalho – Julia Marina Balizardo Carvalho (Vila Mariana/SP): é uma apaixonada por carnes e churrasco e se especializou no Brasil e no exterior nos diferentes tipos de preparo, como parrilla, fogo de chão, varal e defumação. Ela tem participado de grandes festivais de churrasco por todo o mundo, sendo a única mulher na equipe brasileira de competição internacional de BBQ.

Adherbal – Adherbal Menezes Netto (Manaus/AM): empresário do ramo alimentício há mais de 25 anos, sendo especialista em churrasco e carnes especiais. É sócio-proprietário do restaurante Adolpho Assador Oficial e idealizador e fundador do time de Churrasco Barés BBQ, Embaixador do Onlyfas Churrascada no Estado do Amazonas. Participou como assador do Mr Moo (Capitão) e Churrascada, maiores eventos de churrasco do país. Curador do Festival de Churrasco PUMP/Barés BBQ, em sua primeira edição em Manaus, em 2023.

Mário Santos – Mário Jorge Castro dos Santos (Manaus/AM): membro fundador dos Barés BBQ, ele é assador especialista em parrilla e fogo de chão. Desde 2017 vem participando de vários festivais pelo Brasil, prestando consultorias a restaurantes e realizando eventos, usando sempre a brasa como principal inspiração para o preparo de seus assados, acompanhamentos e sobremesa

Manasses – Manasses Jose Fernandes (Manaus/AM): ingressou em 2018 na família Barés BBQ, onde conheceu novas técnicas, aprendendo a pilotar parrilla, fogo de chão e a arte da defumação, evoluindo seus conhecimentos de modo a permitir sua participação em grandes eventos de churrasco e gastronomia em todo Brasil.

Jimmy Ogro – Jimmy McManis (Rio de Janeiro/RJ): é chef proprietário do BistrOgro e da hamburgueria Ogro Steaks. Também é conhecido pelo trabalho como apresentador de quadros gastronômicos no programa Mais Você da TV Globo, junto com Ana Maria Braga. Ogro, além de cozinheiro, é churrasqueiro e há anos participa de todos os grandes eventos de fogo e brasa, rodando o Brasil com técnicas diversas tanto brasileiras quanto de sua origem texana.

Samantha – Samanta Sarraff Nacimento Arroyo (Santo André/SP): especialista em pratos amazônicos, tem atuado no eixo Rio-São Paulo, além do Amazonas, na criação de cardápios com ingredientes amazônidos nativos, respeitando a sazonalidade e proporcionando um sabor “democrático”, atendendo a veganos e ao público que tem intolerância alimentar.

Christopher – Jean Christopher Guenee (Recreio dos Bandeirantes/RJ): naturalizado brasileiro, o francês é uma figura emblemática no cenário gastronômico. Sua paixão pela culinária levou-o à Amazônia em 2001, onde decidiu estabelecer raízes por quase duas décadas, onde ganhou reconhecimento por suas criações únicas, como sua “Paella Amazônica” que ganhou destaque nacional e internacional ao ser apresentada no programa “Mais Você” da Ana Maria Braga. Sua presença no Festival de Parintins é uma constante, onde oferece experiências gastronômicas a bordo de iates, contribuindo para a celebração da cultura local.

Márcio Gonzaga – Márcio Silva de Gonzaga (Manaus/AM): carinhosamente conhecido como ‘Professor’, ele é um verdadeiro ícone na cena gastronômica de Manaus, Com 48 anos de idade, o chef traz consigo uma paixão inigualável pela culinária que o tem impulsionado desde 2002. Ao lado do chef Guenée no Festival do Moquém, vão preparar a tão aguardada Paella Amazônica para 300 pessoas.

Samarone – Samarone da Silva Moura (Parintins/AM): professor, químico, especialista em Cervejas Artesanais Amazônicas, chef em Charcutaria, é apreciador de um bom churrasco e entusiasta dessa arte magnífica, tanto que começou a produzir linguiças bem diferenciadas, principalmente pelo uso da matéria-prima.

Ingressos estão à venda
As vendas de ingressos para o 1⁰ Parintins Moquém Festival já iniciaram. Os bilhetes poderão ser adquiridos em forma individualizada ou como passaporte (dois dias), pelo site da Bilheteria Digital (https://www.bilheteriadigital.com/parintins-moquem-festival-2024-28-de-junho) ou na sede da Amazon Best, em Manaus ou Parintins.

Os ingressos individuais têm valor de R$ 350 (cada), enquanto o passaporte será vendido por R$ 600.

O post Chefs brasileiros renomados participam do primeiro Parintins Moquém Festival apareceu primeiro em Festival de Parintins.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments