segunda-feira, junho 24, 2024
Google search engine
HomeFestival de ParintinsCurral Lindolfo Monteverde abre as portas para cidadania nos ensaios shows com...

Curral Lindolfo Monteverde abre as portas para cidadania nos ensaios shows com tradução em libras

Cidade Garantido cria novas perspectivas para turismo e fortalece projetos de cidadania, segundo avaliação da AmazonasTur

O ensaio show com a Batucada do Garantido, no último sábado (18), em Parintins, recebeu cerca de vinte pessoas surdas que participaram da festa acompanhadas de uma intérprete e tradutora da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Assim, o bumbá vai contar, mais uma vez, em todos os ensaios shows com as mãos que falam da profissional em tradução e interpretação em Libras, Simone Melo.

A iniciativa de tornar os ensaios do Garantido ainda mais inclusivo com a presença de tradutoras intérpretes nos eventos do curral tem atraído um público cada vez maior. Desde 2017 a inserção de libras nos eventos oficiais do Boi do Povão, em Parintins.

O papel da profissional Simone Melo é fazer com que as pessoas surdas tenham acesso a todas as informações do que acontece nas festas por meio dos sinais das mãos das intérpretes que estarão nos eventos.

A interpretação para Libras nos espaços de circulação da cultura é uma das características de um grupo social inclusivo, responsável, humanitário e foi implantada em Parintins por iniciativa do Ministério da Cultura, do Ministério da Cidadania, e do Governo do Estado, com o apoio da Maná Produções, Comunicação e Eventos.

“Os surdos não tinham essa inclusão dentro do curral devido à falta da audição, na questão da toada de ritmo ou o que era falado pelos apresentadores. Então, quando a Maná se propôs a fazer esse projeto, trazendo o interprete diretamente para o curral da Cidade Garantido, houve uma demanda de satisfação por parte da comunidade surda parintinense”, relatou Simone Melo.

Para o presidente Fred Góes o Garantido tem o compromisso com todos os públicos PCDs.

“O Garantido é um boi democrático e temos a intenção de proporcionar acesso à cultura para todos”, ressaltou o líder encarnado.

O post Curral Lindolfo Monteverde abre as portas para cidadania nos ensaios shows com tradução em libras apareceu primeiro em Festival de Parintins.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments