Ciência na Amazônia – “Yupuri”: João Paulo Barreto

0
33

‘Yupuri’ é o nome na língua do povo indígena Yepamahsã (mais conhecido como Tukano) do doutor em antropologia João Paulo Lima Barreto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Nascido em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, no oeste do Amazonas, o filósofo e professor é o quinto personagem do último documentário da série “Ciência na Amazônia”, produzida pela agência Amazônia Real, como parte do projeto 

No documentário, João Paulo faz um relato emocionado e marcante sobre as principais características de seu povo, recorda os anos de opressão sob colonização católica, conta sobre a sua formação acadêmica e, em detalhes, narra a criação do Banserikowi – Centro de Medicina Indígena, fundado por ele em 2017

O antropólogo e filósofo nasceu na comunidade Ʉremiripa (Corredeira do Rouxinol, em português), batizada de São Domingos por missionários católicos. A história das famílias da comunidade é marcada pela interferência católica na formação complexa do povo indígena local. 

Nós temos três especialistas que constituem a sociedade: Yai, Kumu e Baya. Eles são como uma instituição de ensino. São mediadores sociopolíticos. Quando a igreja chegou, a primeira coisa que eles fizeram foi destruir isso. Impedir  que continuássemos a ter nossas instituições.  Desestruturar significa acabar com as sociedades”, disse João Paulo na entrevista. ” Começaram a colocar a língua portuguesa como modelo de vida social, modelo de vida civilizada, modelo de vida intelectual. Eu nasço nesse período. Eu sou fruto  dessa imposição cultural”.

Dirigida pela jornalista Kátia Brasil, uma das fundadoras da Amazônia Real, a série “Ciência na Amazônia” recebeu o apoio financeiro do Instituto Serrapilheira. O primeiro episódio foi lançado no dia 10 de dezembro com o título “O homem da natureza” e retratou o cientista norte-americano Philip Martin Fearnside, radicado na região amazônica há 40 anos. Também participaram da série a antropóloga e linguista Ana Carla Bruno, com o episódio “Para além da resistência”; o epidemiologista Jesem Orellana, com o episódio “O epidemiologista que enfrentou o negacionismo”; e a historiadora Patrícia Melo, com o episódio “Rompendo o silêncio”.

Na série, os cientistas da Amazônia contam como enfrentaram o silenciamento forçado, o negacionismo, os ataques e a falta de recursos durante os quatro anos do governo de Jair Bolsonaro. Também abordam temas como o preconceito, a resistência diante das dificuldades e as perspectivas para o futuro. Os documentários foram filmados durante as eleições presidenciais de 2022, em Manaus.

O documentário estreia também amanhã (26) no Programa Megafone da TVT São Paulo, às 20h (horário de Brasília).

Sinopse: Ciência na Amazônia 5o. episódio – “Yupuri” – João Paulo Lima Barreto

Classificação indicativa: Livre

Cor: Colorido

Gênero: Documentário

Duração: 26′

Ano de produção: 2023

Formato de captação: 1080p (Full HD)

Equipe: Cinematografia, montagem e fotografia: César Nogueira

Som direto: Laila Fernandes

Coloração: Valentina Ricardo

Mixagem de som: Heverson Batista, Batata, e Diego Freitas

Motorista: Augusto Mattos

Pesquisa: Elaíze Farias

Pesquisa no acervo de imagem e fotografia: Alberto César Araújo

Designer e redes sociais: Lívia Lemos

Produção de conteúdo: Iris Brasil

Consultora de projeto: Cristina Camargo

Direção e roteiro: Kátia Brasil

Apoio divulgação: TVT/Megafone

Realização: Amazônia Real

O projeto “Ciência na Amazônia” conta com apoio do Instituto Serrapilheira, a primeira instituição privada sem fins lucrativos de fomento à ciência e à divulgação científica no Brasil.

Leia mais sobre o projeto aqui.

Veja os outros documentários Ciência na Amazônia com:

Philip Martin Fearnside;

Ana Carla Bruno;

Jesem Orellana;

e Patrícia Melo.

Os documentários “Ciência na Amazônia” são uma obra audiovisual. Não é permitido edições, cortes ou alteração.

Os textos, fotografias, vídeos e documentários produzidos pela equipe da agência Amazônia Real estão licenciados com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional e podem ser republicados na mídia: jornais impressos, revistas, sites, blogs, livros didáticos e de literatura; com o crédito do autor e da agência Amazônia Real. Fotografias cedidas ou produzidas por outros veículos e organizações não atendem a essa licença.

O post Ciência na Amazônia – “Yupuri”: João Paulo Barreto apareceu primeiro em Amazônia Real.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here