Governo inaugura escola de tempo integral Ceti em Itacoatiara no Amazonas

Itacoatiara ganha Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dom Jorge Edward Marskell

O governador do Amazonas, Amazonino Mendes e o prefeito de Itacoatiara, Antonio Peixoto, além de outras autoridades presentes, inaugurou nesta sexta-feira (25/05), o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dom Jorge Edward Marskell, primeira unidade do modelo no município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Manaus, no estado do Amazonas. É a terceira cidade mais populosa do estado, com 99 854 habitantes, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017.

A cerimônia estava programada às 10h, houve um pequeno atraso, nada que manchasse a grandiosidade do evento, com a participação do titular da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), Lourenço Braga, estudantes, servidores e comunitários. Para o secretário, o Ceti é um marco na educação da cidade. “Essa obra que o Amazonino entrega tem uma grande relevância para a população da cidade e será um diferencial para o crescimento educacional dos estudantes de Itacoatiara”, destacou Lourenço Braga.

A Escola novinha construida na rua José Trados, s/n, bairro Tiradentes, contará com mais de 700 estudantes matriculados no Ensino Médio na modalidade de tempo integral, equipado com 24 salas de aulas climatizadas, o Ceti de Itacoatiara possui ainda laboratórios de informática e ciências, biblioteca, piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, sala de artes, sala de dança, TV escola, refeitório, além de demais ambientes administrativos.

O Ceti Dom Jorge Edward Marskell entra em operação com especial, que será definido pela Seduc, a fim de cumprir a carga horária mínima anual nas escolas, que equivale a 200 dias letivos a gestora da escola, Guiomacy Aquino, afirmou que a inauguração do Ceti em Itacoatiara tem um significado especial para todos no município. “Vai trazer ganhos para os alunos e para os servidores. Para nós, significa avanço, progresso”, disse.

A escola já inicia o ano letivo com 15 projetos diferenciados nas áreas de Linguagens, Exatas, Humanas, entre outras, e que visam garantir aos estudantes um aprendizado de qualidade.

Patrono – Dom Jorge Marskell nasceu em Hamilton, cidade da província de Ontário, no Canadá, no dia 8 de novembro de 1935. Ordenou-se padre em 1960, aos 24 anos de idade, dois anos depois, foi trabalhar em Itacoatiara, mesmo sem ter domínio da Língua Portuguesa. Aprendeu a falar o idioma com os meninos que brincavam em frente à Igreja da Matriz. Foi ordenado bispo em 30 de julho de 1978. Como padre e como bispo, trabalhou incessantemente em benefício do povo de Itacoatiara, Urucará, Silves, Itapiranga, Urucurituba e Presidente Figueiredo, sempre dando preferência aos mais pobres, aos mais necessitados, aos excluídos da sociedade. Faleceu em julho de 1998, em decorrência de um câncer no pâncreas.

Fotos: Marcelo Saraiva

Mostre mais

Artigos relacionados

2 pensamentos “Governo inaugura escola de tempo integral Ceti em Itacoatiara no Amazonas”

  1. Todo trabalho quando é bem feito colhe frutos, Itacoatiara hoje estar a busca de sua organização, melhorias em sua infraestrutura. Parabéns ao envolvidos.

  2. Só faltou falar que esses alunos já perderam quase metade do ano letivo, e agora vão ter que falar muito pra conseguir se atualizar nas materias, informações incompletas tem que ser repassada para mostrar a realidade da situação.

Deixe seu Comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios