Esporte

FAF e clubes decidem pelo término do Campeonato Amazonense 2020

Em reunião ficou decidido que torneio não retorna e que clubes podem liberar atletas para conter gastos. Novo encontro futuramente deve definir vagas nacionais, campeão e rebaixados

A Federação Amazonense de Futebol (FAF) e os oito clubes participantes do Amazonense de 2020 se reuniram nesta sexta-feira, na sede da entidade, em Manaus, e decidiram pelo término da competição.

A opção pelo fim antecipado, em decisão tomada por conta da pandemia do coronavírus, foi unânime, apesar da falta de consenso em alguns pontos. Em contrapartida não foi decidido, por exemplo, se o campeonato foi cancelado (como se nunca tivesse acontecido) ou encerrado (considerando todos os jogos disputados).

No documento, assinado pelos representantes de Manaus FC, Nacional, São Raimundo, Fast, Princesa, Penarol, Iranduba e Amazonas FC, ficou definido que houve a decisão de paralisação do Campeonato Profissional 2020 e “chegou-se à conclusão de que não haverá mais o término da edição deste ano”.

Assim, uma nova reunião vai acontecer para definir se terá ou não um campeão, se terá ou não times rebaixados e também os classificados para Série D e Copa do Brasil de 2021. Todos esses imbróglios serão sanados após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidir os próximos passos para este ano.

Durante a reunião, seis clubes (Nacional, Princesa, Fast, São Raimundo, Irandua e Manaus) votaram pelo cancelamento do campeonato. Já outros dois, Penarol e Amazonas, pediram o encerramento da competição.

Com a falta de unanimidade na decisão, a FAF estudará o caso em um novo encontro com os clubes, que definirá as outras questões da competição. Até porque a federação aguardará a CBF sobre as competições nacionais que, dependendo do avanço do Novo Coronavírus, pode tomar medidas mais drásticas.

Segundo o diretor de competições da FAF, Ivan Guimarães, os clubes optaram por parar o torneio para que elencos e comissões técnicas pudessem ser liberados, em prol de conter gastos desnecessários e também para que os funciários pudessem retornar a seus lares e famílias. Se houvesse alongamento da suspensão, que já havia sido estabelecida por 15 dias (até 2 de abril), aumentaria os custos

As equipes que estão em competições nacionais neste ano ficarão no aguardo da CBF para saber se tais torneios ocorrerão. O Manaus FC está na Série C. Fast e Nacional estão na Série D. O primeiro na fase de grupos, e o segundo na preliminar.

O Campeonato Amazonense foi encerrado antes da realização da quarta rodada do segundo turno. Atual tricampeão, o Gavião do Norte levou o primeiro turno e tinha garantido uma vaga na Copa do Brasil.

Já o Amazonas FC terminou na liderança geral, com 24 pontos e 10 a mais que o quarto colocado, Fast, o que lhe garantiria vagas na Copa do Brasil e Série D. O Penarol, em terceiro na classificação geral, tinha a segunda vaga na quarta divisão. O lanterna Iranduba e o vice-lanterna Princesa estavam na zona do rebaixamento.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/am/futebol/campeonato-amazonense/noticia/faf-e-clubes-decidem-pelo-termino-do-campeonato-amazonense-2020.ghtml

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe um Comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios