Cidades

Delegados de Itacoatiara eleitos de na Conferência Estadual de Saúde recebem Diploma de Honra ao Mérito

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) concedeu, nesta sexta-feira (29/11), durante sessão solene, o Diploma de Honra ao Mérito aos Delegados Eleitos na 16ª Conferência Estadual de Saúde. A solenidade, proposta pelo vereador professor Gedeão Amorim (MDB) foi realizada no auditório Zany dos Reis e contou a presença de autoridades.

Em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da democracia e do Brasil, os mais de cinco mil participantes da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) escreveram mais um capítulo da história da saúde pública brasileira.

Um marco histórico no SUS, Itacoatiara representada por Marcelo Saraiva, Glauber Souza, Antonio Valdiney e Cristiane Oliveira, eleitos na Conferencia Estadual realizada em Manaus, divididos em grupos de discussão das propostas de todos os Estados do Brasil, onde os quatros delegados unidos com mais setenta e dois delegados do Amazonas, obtiveram sucesso aprovando todas as propostas elaboradas que fortalecem o SUS no Amazonas. O relatório do evento, que apresenta propostas e diretrizes para o governo, será lançado dia 7 de novembro, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ). O lançamento é aberto ao público e vai ocorrer durante a 323ª Reunião Ordinária do CNS.

O vereador Gedeão Amorim justifica a homenagem aos delegados que representaram o Estado do Amazonas, na 16ª Conferência Nacional de Saúde e destaca os serviços prestados em prol da Saúde. “É um momento importante, estamos prestigiando a nossa política de saúde pública do Sistema Único de Saúde (SUS). Essas pessoas levaram para a Conferência,  as nossas necessidades especificas, nossas características regionais e merecem esse reconhecimento”, enfatiza.

MANAUS, rCÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS, AUDITÓRIO ZANY DOS REIS. REUNIÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS DELAGADOS ELEITOS NA 8º CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE, PROPOSITURA DO VEREADOR GEDEÃO AMORIM (MDB).rrFOTO: AGUILAR ABECASSIS/CMM

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Manaus, Jorge Luiz Maia Carneiro, reforça o empenho dos 76 delegados que representaram o Estado do Amazonas, e destaca as propostas que foram aprovadas na 16ª Conferência Nacional de Saúde.

“A representação do estado do Amazonas foi fundamental para garantir que no Plano Nacional de Saúde conste os aspectos relativos a nossa região, determinados itens como fator amazônico, que é tão diferenciado de outras localidades do país, foram defendidos por todos nós e conseguimos aprovar todas as propostas, assim conseguimos demonstrar nosso compromisso”, salienta.

Segundo ele, a cada quatro anos, a sociedade civil se organiza para um amplo processo de debates e reflexões sobre a saúde em todas as regiões do país. Ele explica que esse processo é denominado como Conferências Nacionais de Saúde, com os debates promovidos em diferentes espaços, que são realizados como atividades preparatórias para as discussões nos municípios, estados e Distrito Federal, até culminar em um encontro nacional.

MANAUS, rCÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS, AUDITÓRIO ZANY DOS REIS. REUNIÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS DELAGADOS ELEITOS NA 8º CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE, PROPOSITURA DO VEREADOR GEDEÃO AMORIM (MDB).rrFOTO: AGUILAR ABECASSIS/CMM

O representante de Itacoatiara convidado a fazer paste da cerimonia, Marcelo Saraiva, afirma que o Sistema Único de Saúde é de todos, independente de sua classe social, e que as propostas aprovadas na Conferencia, são objetivas e bem concreta, uma vez que indica de onde poderá ser financiada. Explicou ainda que esse grupo pequeno de delegados do estado do Amazonas, lutando com milhares de outros delegados que defendiam as propostas de outros estados, conseguiram de forma técnica defender e aprovar TODAS as propostas do Amazonas, e que o reconhecimento do Vereador Professor Gedeão Amorim mostra que ainda existe políticos que velarizam pessoas que lutam pelo SUS.

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe um Comentário

Fechar
%d blogueiros gostam disto: