Cidades

Amazonastur faz visita técnica em Itacoatiara

A Amazonastur contou com o apoio do Corpo de Bombeiros

Em visita técnica ao município de Itacoatiara (a 269 quilômetros de Manaus) realizada entre os dias 5 e 10 de maio, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) esteve presente em mais de 30 estabelecimentos turísticos para orientar e fiscalizar os prestadores de serviços, como hotéis, agências de viagens, restaurantes, bares e lanchonetes. As ações desenvolvidas na cidade contaram com o apoio da Polícia Milita, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Itacoatiara

Durante a vistoria, os técnicos da Amazonastur identificaram que alguns hotéis não possuíam Ficha Nacional de Registro de Hospedes (FNRHS) e o Boletim de Ocupação de Hotelaria (BOH). “Esses documentos contêm informações que auxiliam no desenvolvimento do turismo e fazem parte de um procedimento adotado pelo Ministério do Turismo para compreender quais os resultados do turismo brasileiro, para que sejam desenvolvidas ações para o setor”, explicou o técnico do Registro e Fiscalização da Amazonastur, Pedro Menezes .

No caso das licenças obrigatórias, foram constatadas irregularidades em alguns estabelecimentos, que foram notificados porque descumpriram normas sanitárias ou estavam com o Alvará de Funcionamento e Licença da Vigilância Sanitária vencidos. Eles deverão comparecer à Secretaria de Finanças do Município, no prazo de dez dias para se regularizar. Persistindo as irregularidades, eles podem ser interditados.

Já na área do direito do consumidor, foi identificada ausência da exposição de valores das diárias na recepção, além de bebidas e produtos alimentícios com data de validade vencida.
De acordo com Pedro Menezes, que acompanhou a operação de fiscalização, a ação foi importante para a cidade e para o turista que visita Itacoatiara. “Quem ganha com esta atividade é o morador, os operadores de turismos e, principalmente, os turistas, pois aumenta a qualidade da estadia na cidade e potencializa os empreendimento para atender cada vez melhor seu visitante”, afirmou.

Cadastro

Durante a atividade, foi abordado, junto ao trade local, a importância da regularização dos empreendimentos no sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, o Cadastur.
“Com essa ação, o número de estabelecimentos credenciado a atuar no trade, aumentou e quem ganha com isso é o turismo da cidade”, argumentou o técnico Pedro Menezes.

http://www.amazonastur.am.gov.br/amazonastur-faz-visita-tecnica-em-itacoatiara/

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar