A importância do FECANI é o Descaso do poder público

Sim, o FECANI é muito, muito importante para a economia do Município de Itacoatiara, das vilas adjacentes, dos municípios vizinhos e de tantas pessoas que esperam esse momento mágico. Só quem conhece de perto sabe do que estou falando. Essa afirmação vem de quem por algumas vezes participou “da beirada” do MAIOR EVENTO DE MÚSICA DA AMERICA LATINA.

Porém, mesmo sendo o FECANI o Maior de todos os festivais de música da América Latina, o poder público sequer lhe dá a atenção devida. Sei de algumas angustias de seus organizadores, tornei-me amigo de todos eles e tenho acompanhado o sufoco que é a cada ano a realização de um evento dessa magnitude e ainda, TOTALENTE GRATUITO. Acho que esse é o problema. Num País onde tudo gira em torno dos benefícios pessoais que o dinheiro pode proporcionar, realizar um festival de música no interior do Amazonas, com a participação de atrações nacionais, com a entrada franca parece incomodar muitos dos que desejariam ter o FECANI nas mãos. Desculpem, mas esses ignorantes mal sabem do trabalho e da responsabilidade para realizar um evento dessa monta.

Quanto a estrutura do local onde se realiza o Evento, poderia ser muito melhor.

Mas porque não é? Pergunta que não cala.

Resposta: NÃO HÁ VONTADE POLÍTICA, NEM COMPETÊNCIA, NEM CAPACIDADE do poder púbico para equipar, preparar o Centro de Eventos Juracema Holanda para os grandes eventos, que estão cada vez mais frequentes na Cidade. Os políticos locais se elegem e se reelegem a décadas e sequer olham para aquele lugar, nenhum deles cuida da manutenção da infraestrutura do CEJH, não há uma lei que obrigue o cuidado permanente do local, não querem nem saber. Mas tenho certeza, que se corresse uns trocados…

O local do FECANI precisa ser repensado, reorganizado, refeito para o que acontece lá. Distribuição elétrica, água, esgoto, banheiros públicos ou químicos, ambulatório permanente para tender aos visitantes. Porque não um posto de saúde lá dentro, que possa atender a população do bairro?

Itacoatiara precisa de alguém que saiba dar soluções para os problemas e não acrescentar-lhe outros tantos, e ainda ficar reclamando sem ter a mínima competência para resolve-los.

Chega de tanta gente se aproveitando, gente incompetente e aproveitadora que só usa a desgraça pública para capitalizar uns míseros votinhos.

O Centro de Eventos Juracema Holanda é de responsabilidade do poder público e não da AIRMA – que todos os anos paga o pato pelo desleixo dos governantes. A estruturação do FECANI essa sim é de responsabilidade da ARIMA, que tem feito um excelente trabalho organizando e mantendo tudo funcionando durante os dias de festival, manhã, tarde e noite. Centenas de colaboradores, todos devidamente pagos e com impostos devidamente recolhidos, nada fora do lugar, tudo dentro dos conformes (falo porque conheço um pouco do desenvolvimento do trabalho deles).

A importância do FECANI? ENORME!!

Há muitas outras questões que devem ser postas sobre a mesa para uma parla, mas o momento não é agora, penso que se deva fazer uma conversa mais ampla com os realmente interessados em manter o FECANI acontecendo. Espero que Manolo e os demais organizadores não desistam de nos presentear um esse ESPETÁCULO DE CULTURA E AMOR POR ITACOATIARA.

Vida longa ao Festival da Canção de Itacoatiara – FECANI.

De: Alexandre Rocha

Mostre mais

Deixe seu Comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios