Curiosidade

3 curiosidades bizarras que vão impressionar

As ferramentas, equipamentos e objetos como os conhecemos hoje parecem ter sido criados para um objetivo óbvio, certo? Mas, uma motosserra não foi criada para cortar madeira, acredite. Reunimos três curiosidades bastante inusitadas para você descobrir e surpreender outras pessoas.

Então, vamos começar com a motosserra. Hoje, é natural que ela seja usada para cortar e moldar peças de madeira, mas ela não foi criada por marceneiros e sim por dois médicos cirurgiões escoceses. John Aitken e James Jeffray desenvolveram o dispositivo para “facilitar” o parto.

Ferramenta foi desenvolvida para auxiliar partos. Fonte: Divulgação/Domínio público

Sem anestesia ou outros dispositivos cirúrgicos modernos, o parto poderia ser bastante perigoso em casos de complicação ou até mesmo de diferentes posicionamentos dos bebês. Foi aí que os médicos escoceses criaram uma espécie de “serra elétrica” capaz de ampliar a área pélvica através de corte de cartilagem e osso. O processo, reconhecido como sinfisiotomia não é mais utilizado, mas foi desenvolvido e muito usado no século XVIII.

Taxa metabólica foi criada por médico que “sentou”

Atualmente, são muitas as curiosidades que cercam nossa mente incansável e muitas delas envolvem a saúde e o bem-estar. Não é à toa que aplicativos, ferramentas e dispositivos são criados incansavelmente para nos deixar a par de nossa rotina. De contadores de passos a contadores de calorias ingeridas e gastas em atividades físicas.

Seja no celular ou em relógios rastreadores, nossa atenção está voltada para o comportamento do nosso metabolismo. Mas, você sabe como esses mecanismos foram criados? Claro que a tecnologia é a grande aliada, mas o passo inicial foi dado no século XVI pelo médico italiano Santorio.

Ilustração de equipamento criado por Santorio. Fonte: Wellcome Collection

O médico italiano passou boa parte de 30 anos sentado. E como isso ajudou? Santorio dedicou a carreira a melhorar a compreensão da autoquantificação. Ele construiu uma cadeira de balanceamento especial projetada para manter o controle do peso a qualquer hora. Assim, ele pesava o corpo em várias horas do dia, ao acordar, durante e após as refeições, depois do sexo, durante o ócio, após urinar ou defecar e, assim, o médico desenvolveu o primeiro conhecimento sobre taxa metabólica.

Controle da gravidez

A gravidez é, por si só, uma fase em que verdades caem por terra. O corpo muda, faz coisas até então inimagináveis e, em algum momento pode até ficar fora de controle. Mas, existem animais que não sentem o mesmo, esses controlam tudo com naturalidade, inclusive o momento em que o parto começa. O que é impensável para uma mulher que, até tenta planejar, mas sabe que a natureza está no comando.

Apesar dessa “diferença”, há uma semelhança que muitas pessoas sequer sabem que existe: diversas espécies podem engravidar enquanto ainda amamentam. Se você, mulher, acha que isso é impossível, repense. A amamentação altera a fertilidade feminina, mas a capacidade de engravidar não fica anulada. Então, se você cogitou o sexo desprotegido por achar que “o raio não cai duas vezes no mesmo lugar”, é melhor deixar o preservativo na cabeceira da cama.

Colabore com o autor

Para enviar uma sugestão é necessário entrar com seu Facebook

Fonte: Mega Curioso

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe um Comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: