Zona franca ganha entreposto capixaba

0
122

Manaus – A partir de outubro, a Zona Franca de Manaus (ZFM) passará a contar com um novo entreposto no município de Cariacica, Região Metropolitana de Vitória, capital do Espírito Santo.

O entreposto foi homologado pelo contrato de permissão nº 07/2017 Sefaz, firmado em 26/06/17. Foto: Divulgação/Fieam

Com 11,5 mil metros quadrados de espaço para armazenagem, o entreposto Tercavai facilitar a comercialização e distribuição de produtos do Polo Industrial de Manaus (PIM) para os principais mercados consumidores.

Uma comitiva do Espírito Santo veio a Manaus apresentar a alternativa a empresários. O objetivo do grupo é visitar potenciais clientes para demonstrar as vantagens na utilização do entreposto capixaba.

Segundo o superintendente do Terca, Sidemar de Lima, a empresa Canon já está utilizando o local de armazenagem que possui diversos benefícios.

“Entre as vantagens para o polo de Manaus estão fluxo de caixa, porque as empresas têm 180 dias para regularizar a situação fiscal com o Estado, ‘transit time’ e custo de frete, além de outras oportunidades dentro do Espírito Santo para distribuição, pois temos situação geograficamente privilegiada e o histórico do Estado, no comércio internacional, é muito forte”, disse.

As empresas que optarem pelo entreposto obtêm a suspensão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na saída do produto de Manaus e enquanto permanecer armazenado em solo capixaba por até 180 dias.

O ICMS só será pago quando os produtos vendidos deixarem o entreposto. “Essa postergação do pagamento dará mais fôlego para a produção na Zona Franca de Manaus”, ressalta Sidemar de Lima.

A redução de tempo com os modais existentes, segundo o superintendente, chega a cinco dias, e área disponível de 35 mil metros quadrados. “Estamos em uma missão de um time, esse trabalho é uma missão da sociedade capixaba porque queremos levar essa oportunidade às indústrias instaladas aqui no Polo para que tenham ganho de produtividade”, destaca Lima.

Para o diretor-adjunto da Coordenadoria de Transporte e Logística da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Fábio Gobeth, o entreposto traz a possibilidade de avançar o estoque do PIM para perto do público consumidor.

“Para a indústria é sempre bom ampliar as opções de distribuição com mais um entreposto da ZFM, porém é necessário ter custo operacional competitivo”, disse.

O novo entreposto foi homologado pelo contrato de permissão nº 07/2017 Sefaz, firmado em 26/06/17.

http://d24am.com/economia/zona-franca-ganha-entreposto-capixaba/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta