Trombonista da Amazonas Filarmônica fará estreia mundial

0
90

A partir da próxima segunda-feira (18), dois integrantes dos Corpos Artísticos do Amazonas participam do maior congresso de trombonistas do Brasil: o 23º Encontro da Associação Brasileira de Trombonistas. Hugo Pinheiro, da Amazonas Filarmônica, e Cleuter Alves, da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, estarão no Encontro que acontecerá em Cuiabá (MT) com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

Pinheiro, que também é compositor, estreará em Cuiabá duas novas obras de sua autoria: Três Momentos para Trombone Solo e Trio para Dois Trombones e Piano. Nesta última, Hugo Pinheiro estará acompanhado pelo renomado trombonista Brad Kerns, da Universidade de Kentucky (EUA), e pelo pianista Leonardo Fernandes, da Orquestra de Câmara Paulista. Além das duas novas obras, Hugo Pinheiro também executará uma obra para quarteto de trombones e orquestra, e a sua já conhecida Quatro Miniaturas para Trombone e Piano, que teve estreia mundial no ano passado, nos Estados Unidos, e estreia brasileira em Manaus, neste ano, no XX Festival Amazonas de Ópera.

Foto: Antônio Neto

E junto com Pinheiro, o jovem Cleuter Alves, aluno do trombonista, também participará do Encontro, mas como congressista. “Eu estendi o convite ao Cleuter porque durante os dois anos que ele está estudando comigo, tanto trombone como percepção e solfejo, ele tem demonstrado um desenvolvimento incrível. Recentemente, ele foi aprovado no concurso para a Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais”, afirma o professor, que é monitor do naipe de trombones da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica.

“Para mim, como professor, é uma satisfação imensa ter um dos meus alunos galgando essa posição. Além do mais, no Encontro, o Cleuter vai ter a oportunidade de encontrar com os maiores trombonistas do Brasil, além do próprio Brad Kerns e do professor Guzstáv Hõna, da Hungria. Tenho certeza que vai ser uma experiência inesquecível para a sua carreira musical”, completa Hugo.

Hugo Pinheiro, que estará acompanhado pelo seu aluno Cleuter Alves, da Orquestra Experimental/Foto: Antônio Neto

Trajetória – Hugo Pinheiro é trombone solista da Amazonas Filarmônica. Bacharel em Regência pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), também é bacharel em Trombone pela Universidade de São Paulo (USP), além de Mestre em Performance Orquestral pelo Conservatório de Zurique, na Suíça. Pinheiro também atua como regente do Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro desde 2009, e trabalhou como maestro preparador do coro em diversas edições do Festival Amazonas de Ópera.

Como arranjador e compositor, escreveu a trilha sonora do filme Loucossão, além de trilhas para espetáculos teatrais e dança contemporânea. Estreou em 2016 sua obra Quatro Miniaturas para Trombone e Piano, nos Estados Unidos. No XX Festival Amazonas de Ópera, participou, junto com a soprano Amanda Aparício e o pianista Pedro Panilha, do recital Colla Voce, onde fez a estreia brasileira das Quatro Miniaturas.

Comentários

comentários

https://correiodaamazonia.com/trombonista-da-amazonas-filarmonica-fara-estreia-mundial/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta