Terceira fase da II Olimpíada Amazonense de Matemática 2017

0
42

A última fase da II Olimpíada Amazonense de Matemática (OAM/2017) acontece nesta terça-feira, dia 19, no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), Centro de Manaus, às 14h, para os 84 alunos da capital. Para os 244 participantes do interior do Estado, as provas acontecem nas respectivas coordenadorias regionais e nas secretarias municipais de educação.

A Olimpíada é uma realização da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), destinada aos alunos matriculados no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Projeto Avançar das escolas estaduais e municipais do Amazonas.

O objetivo é estimular e promover o estudo de Matemática entre os alunos, podendo, assim, identificar jovens talentos com habilidade na disciplina. E contribuir para a melhoria do Ensino Básico. Segundo o gerente do Ensino Fundamenta 2, Eriberto Façanha, a intenção é preparar os alunos para a OBMP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e despertar o interesse na resolução de problemas matemáticos.

Foto: Divulgação

Provas e Níveis
A terceira e última fase da OAM se caracteriza pela aplicação de prova discursiva, diferenciada por nível. Avaliando as seis questões discursivas com duração de três horas. Por exemplo, participam do Nível 1 os alunos matriculados no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, avançar fase 2 (ano de origem 4º ano), e EJA Ensino Fundamental anos iniciais.

No Nível 2 participam os alunos matriculados no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, avançar fase 3 e EJA Ensino Fundamental anos finais.

Na modalidade do Nível 3 os estudantes matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, avançar fase 4 e EJA Ensino Fundamental anos finais. E alunos matriculados na 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e EJA Ensino Médio participam do Nível 4.

Premiação
Os alunos, professores e escolas serão premiados separadamente e honrosamente. A premiação a todos os alunos não medalhistas na terceira fase será com o certificado de Menção Honrosa. Os alunos vencedores participantes da terceira fase receberão medalhas de Honra ao Mérito (Ouro, Prata e Bronze) bem como seus respectivos professores de Matemática. Será realizada a premiação, em cada modalidade de Ensino por nível, com medalhas olímpicas de (Ouro, Prata e de Bronze) respectivamente os três alunos com os melhores resultados na OAM, assim como, um tablet para os medalhistas de ouro.

Os vencedores do interior, nos 61 municípios, serão aqueles que alcançarem a maior pontuação por modalidade de ensino de cada nível, independentemente de alunos da rede Estadual ou Municipal.

Além deles, os vencedores da capital com a maior pontuação por modalidade de ensino de cada nível também, independentemente de serem alunos da rede estadual ou municipal.

Os professores de Matemática dos alunos medalhistas da terceira fase irão receber medalhas de Honra ao Mérito. Para as escolas serão entregues troféus com base nos alunos medalhistas dos quatro níveis.

A SEDUC divulgará os resultados na primeira semana de novembro, através do site: http://www.educacao.am.gov.br.

Comentários

comentários

https://correiodaamazonia.com/terceira-fase-da-ii-olimpiada-amazonense-de-matematica-2017/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta