Semsa promove integração de grupo de idosos

0
51

Grupos de idosos das zonas Sul, Leste, Oeste, Norte e Rural estiveram reunidos nesta sexta-feira, 6/10, na sede da Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Assinpa), bairro Aleixo, zona Centro-Sul, celebrando o VII Dia Único do Envelhecimento Saudável. O evento também encerrou as ações em comemoração ao Dia do Idoso, comemorado no último dia 1º de outubro. O evento realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), contou com atividades de socialização, lazer e entretenimento.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que a programação acontece todos os anos com o objetivo de promover a interação entre os grupos de idosos de Manaus, incentivando a prática de hábitos saudáveis de vida e um envelhecimento ativo.

“Durante todo o ano, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) executam ações para garantir o bem-estar físico, mental e social dos idosos. O Dia Único de Envelhecimento Saudável é um momento em que os profissionais de saúde podem reforçar a importância do autocuidado e da socialização para a saúde integral do idoso”, disse Magaldi.

Foto: Divulgação/Semsa

A programação incluiu a oferta de atividades físicas como dança e natação, além do corte de cabelo, show de música e apresentação de carimbó, sorteio de brindes, bingo e torneio de dominó. Também houve a oferta do exame preventivo (Papanicolau) como parte das ações do Outubro Rosa, alertando para a prevenção do câncer do colo de útero.

De acordo com a chefe do Núcleo de Saúde do Idoso da Semsa, Maria Eliny Rocha, os serviços oferecidos contribuem para incentivar a autonomia, independência e inclusão do idoso na sociedade.

“São questões que as UBSs já trabalham na rotina dos serviços e que ajudam a evitar o isolamento dos idosos, o que pode ocasionar problemas de saúde como a depressão”, alerta a enfermeira.

Interação
Para a dona de casa Maria de Fátima Menezes, 61 anos, moradora do Japiim, zona Sul, que já sofreu crises de depressão, a participação em atividades em grupo é essencial para a saúde física e mental.

“É uma oportunidade para sair de casa, passear, praticar uma atividade física, conhecer outros locais e fazer novos amigos. E tudo isso ajuda para manter a nossa saúde e prevenir doenças”, garante Maria de Fátima.

Comentários

comentários

https://correiodaamazonia.com/semsa-promove-integracao-de-grupo-de-idosos/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta