Manaus – A partir do dia 1º de janeiro do próximo ano, a Prefeitura de Manaus implementará seu novo sistema para emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e Manaus), modelo 1, para pessoas jurídicas e profissionais autônomos, que deverá receber adesão de 120 mil empresas.

O pleno funcionamento do Datacenter do município e as diversas ações implementadas de modernização na administração tributária, destaca o secretário Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Lourival Praia, viabilizaram o executivo municipal obter um sistema próprio, que funcione a partir da infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) da própria Prefeitura.

De acordo com o secretário da Semef Lourial Praia, o prestador ou tomador de serviços poderá emitir ou consultar a sua nota via smartphone. (Foto: Sandro Pereira).

Mais de 120 mil empresas, entre prestadoras e tomadoras de serviços, deverão migrar para o novo sistema, que será acessado a partir de um endereço eletrônico, com suporte para utilização em tablets e smartphones. “Essa é uma das vantagens para os empresários, o acesso e a emissão por meio de dispositivos móveis. Pelo smartphone, por exemplo, o prestador ou tomador de serviços poderá emitir ou consultar a sua nota, por meio de um sistema prático e com funcionalidades bem intuitivas”, pontua o secretário da Semef.

Gestão fiscal

Além da mobilidade, o sistema NFS-e Manaus permitirá uma gestão fiscal mais efetiva, tanto por parte do município, quanto do empresário, explica Praia. Em média, o município contabiliza emissão de 246 mil Notas Fiscais de Serviços eletrônicas para empresas por mês. A expectativa é que esse número aumente e empurre a receita do Imposto Sobre Serviço (ISS) para um crescimento de 20%. A projeção é que a arrecadação do ISS deste ano feche em R$ 552,2 mi.

“O sistema fará a apuração automática do ISS, com operacionalização em um único módulo, inibindo dessa forma a sonegação, gerando assim um aumento natural da receita”, explica Praia.

A Semef informou que divulgará, nos próximos dias, um cronograma com apresentações voltadas a contadores e empresas, tomadoras ou prestadoras de serviços, que emitem ou recebem a Nota Fiscal de Serviço eletrônica para pessoa jurídica. Nas apresentações serão tratadas as principais vantagens e funcionalidades do programa.

O cronograma e a opção de inscrição para as apresentações serão disponibilizados a partir da próxima semana nas página da Prefeitura de Manaus e da Semef.

http://d24am.com/economia/semef-lancara-nota-virtual-para-celular/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta