Sancionada lei que inclui PIB Verde no cálculo das riquezas geradas no País

0
72

Manaus – O presidente Michel Temer sancionou a lei que prevê o cálculo anual do Produto Interno Verde (PIV), o chamado patrimônio ecológico nacional. O texto da Lei 13.493 está publicado na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União (DOU).

No indicador será incluído o patrimônio ecológico nacional (Foto: Divulgação/Leonardo Fierro)

Para o cálculo do Produto Interno Verde, de acordo com a lei, devem ser consideradas iniciativas nacionais e internacionais semelhantes de forma que seja possível a convergência com sistemas de contas econômicas ambientais adotados em outros países. Assim, será possível fazer comparação, como ocorre com o Produto Interno Bruto (PIB), equivalente à soma de todas as riquezas produzidas na economia, em um ano. Ou seja, o patrimônio ecológico do País também terá peso no Sistema de Contas Nacionais.

Para o economista José Alberto da Costa Machado, o Amazonas é um dos Estados com o maior patrimônio natural, mas não adianta ter enorme capital ecológico e não fazer uso ou conhecê-lo, ressalta. “Nosso Estado tem um grande capital, mas só será rico quando puder utilizar o recurso sem depredá-lo, então só dizer o quanto tem não é suficiente mas também é importante saber qual o fluxo, o quanto cresceu ou diminuiu”, disse.

Segundo o economista, o PIB calcula o que é produzido pelo homem enquanto o PIV vai calcular as capacidades, os potenciais e recursos que a natureza dispõe.

Além dos dados tradicionalmente utilizados, será considerado no cálculo do indicador o patrimônio ecológico nacional, levando em conta iniciativas nacionais e internacionais semelhantes. Com isso, será possível a convergência com sistemas de contas econômicas ambientais adotados em outros países. A lei estabelece, ainda, ampla discussão da metodologia de cálculo do PIV com a sociedade e com instituições públicas, incluindo o Congresso Nacional.

O projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional foi apresentado pela Câmara dos Deputados, em 2011, depois de um amplo debate que envolveu especialistas, a sociedade civil e a Frente Parlamentar Ambientalista.

Manaus – O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac- AM) promoverá o projeto Capacitar Manaus 360º, no dia 26 de outubro, das 8h às 22h, no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping. O evento tem o objetivo de proporcionar a troca de experiências em diferentes áreas do conhecimento e a oportunidade de destacar o importante trabalho realizado pela instituição, aliado a um conjunto de modernizações em seu portfólio de atividades.

Para participar do Capacitar Manaus 360º, os interessados devem se inscrever gratuitamente no site www.am.senac.br/capacitar.

http://d24am.com/economia/sancionada-lei-que-inclui-pib-verde-no-calculo-das-riquezas-geradas-no-pais/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta